Dicas para planejar uma viagem internacional sem gastar muito

Dicas para planejar uma viagem internacional sem gastar muito / Foto: Freepik
Foto: Freepik

Se o seu sonho é viajar em 2025, já pode riscar essa meta da lista!

Viajar para o exterior é algo que costuma ser um sonho para muitos. No entanto, o custo de uma viagem internacional pode parecer um grande obstáculo. Ainda assim, com um bom planejamento, é possível fazer uma viagem inesquecível sem comprometer o seu orçamento.

Ter uma boa estratégia vai ajudá-lo a conhecer novos destinos, mas sem abrir mão de experiências incríveis. E, claro, sempre vale ficar de olho na megapromoção Latam, que pode ser a chave para conseguir aquele desconto imperdível na passagem aérea.

Abaixo, estão disponibilizadas algumas dicas para você planejar a sua próxima aventura internacional de maneira econômica e eficiente. Não deixe de conferi-las!

Pesquise passagens com antecedência e flexibilidade

A primeira dica para economizar em viagens é começar a pesquisar passagens aéreas com antecedência. Use e abuse de ferramentas como Google Flights e Skyscanner para monitorar os preços e alertas de tarifas.

Outra estratégia é ser flexível em relação às datas e ao aeroporto de destino. Voar fora da alta temporada e evitar feriados é uma ótima oportunidade para economizar. Fique sempre atento, também, às promoções e às ofertas de companhias aéreas, que podem reduzir drasticamente o valor da sua passagem.

Aproveite programas de milhas e cashback

Milhas e cashback são sempre uma boa pedida, principalmente em uma viagem tão importante. Antes de começar a compra de passagens, confira se as suas milhas podem contribuir para diminuir o valor dos tickets.

Verifique também se há programas de recompensas que podem ser convertidos em descontos em hotéis ou passeios turísticos, por exemplo. Afinal, é outra maneira de economizar.

Cabe mencionar um grande benefício ao qual vale se atentar: é que plataformas de cashback também oferecem reembolso em dinheiro em compras de passagens ou em pacotes de viagem. Nunca descarte uma economia adicional no seu passeio.

Encontre acomodações econômicas

Veja a variedade de acomodações e selecione aquelas que se encaixam no seu orçamento. Plataformas como Airbnb, Booking.com e Hostelworld são ótimos pontos de partida. Nesses sites, você consegue encontrar quartos em hostel ou até mesmo apartamento compartilhado.

Para quem gosta de viver experiências diferentes, o “house sitting” pode ser uma ótima alternativa. Nessa modalidade, você pode cuidar de uma casa enquanto o proprietário está fora, ou até mesmo fazer troca de casas, que pode acabar gerando uma hospedagem gratuita.

Explore o transporte público

Alugar um automóvel ou usar táxis e carros de aplicativo são alternativas de se locomover que podem sair muito caro. Nesse sentido, tente explorar melhor o transporte público do seu destino. Dessa forma, você economiza mais e ainda consegue conhecer a cidade como um local.

Muitas metrópoles internacionais possuem redes eficientes de metrô, trem e ônibus. Em determinados casos, adquirir passes de transporte válidos por vários dias é uma ótima pedida. Assim, dá para garantir acesso ilimitado por um preço fixo.

Aproveite atrações gratuitas ou de baixo custo

Outra dica importante é pesquisar as atrações gratuitas do destino. Sempre pesquise antes:

  • Museus;
  • Galerias de arte;
  • Parques;
  • Monumentos históricos.

Esses locais, em sua maioria, podem ser visitados sem custo ou com preços bastante acessíveis. Para facilitar o seu roteiro, busque por “free walking tours”, passeios guiados a pé, que são geralmente gratuitos (mas cujos guias aceitam gorjetas). E, se você estiver disposto a explorar a cultura local, atividades como festivais de rua, mercados públicos e praias podem proporcionar experiências autênticas e gratuitas.

Economize com alimentação

A alimentação também pode ser um grande gasto em viagens, mas, com algumas estratégias, é possível economizar sem perder a oportunidade de conhecer a culinária local. Uma dica é evitar restaurantes em áreas turísticas e buscar lugares onde os locais costumam comer.

Outra opção é fazer compras em mercados e em supermercados e preparar as suas próprias refeições, se possível. Em muitos destinos, barracas de comida de rua ou “food trucks” oferecem pratos saborosos e acessíveis, perfeitos para quem está viajando com o orçamento limitado.

Faça um roteiro detalhado, mas seja flexível

Por último, mas não menos importante: planeje o seu roteiro com antecedência. Isso ajuda a evitar muitos gastos inesperados. Liste as principais atrações que deseja visitar e verifique sempre:

  • Horários;
  • Custos;
  • Dicas de transporte.

No entanto, mantenha espaço para a flexibilidade, pois muitas vezes surgem oportunidades de última hora, como promoções locais e eventos gratuitos. Caso ocorram, são situações que podem enriquecer a viagem sem aumentar o custo.

Seguindo essas dicas, você poderá explorar novos destinos e viver grandes experiências, sem comprometer o seu orçamento. Aproveite o planejamento e faça uma boa viagem!

Total
0
Shares
Anterior
“A mediação extrajudicial online é uma grande aliada do mercado de seguros”, afirma especialista
Mírian Queiroz, advogada, mediadora e diretora da MediarSeg / Foto: Divulgação

“A mediação extrajudicial online é uma grande aliada do mercado de seguros”, afirma especialista

Próximo
Vila Velha Seguros inova com serviço de gestão de carteiras para corretores
Universo do Seguro / Notícias

Vila Velha Seguros inova com serviço de gestão de carteiras para corretores

Parceiros ganham oportunidade de desenvolvimento mantendo identidade e

Veja também