De acordo com a empresa, buscas por termos relacionados à tradicional comemoração sofreram queda de 23.9% na internet em 2023
O interesse dos brasileiros por Halloween diminuiu, de acordo com uma pesquisa da Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online. Para produzir o levantamento, a empresa monitorou como foram as buscas feitas na internet por termos relacionados ao evento nos últimos anos. Em setembro de 2023, foram registradas 5.9 milhões de pesquisas sobre a tradicional comemoração, número 23.9% menor do que o mesmo período de 2022, que contou com 7.8 milhões de buscas.
Quando comparado o desempenho das pesquisas em outubro de 2021 (51 milhões) e 2022 (50.3 milhões), o interesse, apesar de maior, por ser o mês que celebra a data, registrou uma singela queda de 1.39%, apontando tendência para 2023.
Veja quais foram os termos mais pesquisados pelos brasileiros em setembro de 2023:
- Fantasia Halloween Feminina – 1.2M
- Fantasia Halloween – 1.1M
- Fantasia Halloween Masculina – 770 mil
- Halloween – 368 mil buscas
- Maquiagem Halloween – 154 mil
- Fantasia Halloween Casal – 148 mil
- Que dia é Halloween? – 121 mil
- Filmes Halloween – 54.2 mil
- Decoração Halloween – 54.2 mil
- Fantasia Halloween Infantil – 40.5 mil
Como aponta o levantamento, as buscas por fantasias femininas foram 55.84% maiores do as masculinas e ficaram à frente até das pesquisas que não definiram um gênero específico para o traje. Além disso, outros termos que indicam a vontade de celebrar a data foram destaques, como o interesse por decoração e maquiagem.
Para Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush Brasil, apesar da queda na procura dos brasileiros pelo Halloween, em comparação a 2022, o interesse das pessoas ainda é grande: “Explorar datas comemorativas na comunicação dos nossos conteúdos e produtos é uma boa estratégia para quebrar a rotina e chamar a atenção dos nossos usuários. Dentro de cada nicho, observar possibilidades de engajamento nessas datas, podem trazer novos leads, ou até mesmo clientes, que por exemplo irá comprar na Black Friday ou Natal”.
Segundo o especialista, além das compras em si, as pessoas também estão procurando por informação: “A dica é criar conteúdo. Se você é maquiadora, faça um tutorial de uma make artística para o Halloween. Se você possui uma loja de roupas, crie um vídeo mostrando alternativas simples para criar fantasias usando suas peças. O importante é entender que as pessoas estão interessadas na data e desenvolver informações sobre ela, que potencialmente, irá levá-la às compras”.