Direto pelo aplicativo, Care Plus disponibiliza teste de bem-estar pioneiro no Brasil aos beneficiários

Foto : Carl Barcelo/ Unsplash
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Hospedado na plataforma Anura, teste usa tecnologia de imagem óptica transdérmica (TOI) e inteligência artificial para monitorar dados e promover o autocuidado dos beneficiários

A operadora de saúde Care Plus, que há mais de 30 anos oferece soluções premium em saúde, medicina ocupacional, preventiva e odontológica e desde 2016 faz parte do grupo britânico Bupa, presente em mais de 190 países, passa a ser a primeira do setor a integrar e disponibilizar a seus beneficiários o teste de bem-estar da plataforma Anura, desenvolvida pela NuraLogix e lançada mundialmente há pouco mais de um mês. “Essa parceria está totalmente alinhada ao nosso DNA de manter o foco no cliente e ao nosso propósito de ajudar as pessoas a viverem vidas mais longas, saudáveis, felizes e criando um mundo melhor”, afirma Ricardo Salem, diretor da Saúde da Care Plus.

Com o teste de bem-estar disponível no próprio aplicativo, os beneficiários poderão monitorar dados biométricos como frequências cardíaca e respiratória, níveis de estresse, sinais dermatológicos e informações emocionais a partir da câmera do smartphone, por meio da tecnologia de imagem óptica transdérmica. Os sensores óticos presentes em smartphones capturam a luz vermelha refletida pela hemoglobina dentro da pele e permite a visualização e mensuração de alterações no fluxo sanguíneo. Os dados são enviados para o serviço de nuvem para que uma inteligência artificial identifique os parâmetros mapeados e, por meio de uma base de dados, apresente os indicadores de maneira amigável aos usuários.

Ricardo Salem ressalta que esta tecnologia não tem finalidade diagnóstica. “Ele não é um dispositivo clínico e, portanto, não deve ser usado como critério diagnóstico, mas para contribuir com o autocuidado das pessoas. Elas terão acesso a indicadores que fortalecerão seu empoderamento e autoconhecimento”. Salem destaca, ainda, que o teste não captura a imagem dos beneficiários e, dessa forma, não oferece riscos aos dados e informações dos beneficiários. “As informações não ficam armazenadas e seguem em conformidade com as diretrizes de segurança de dados das pessoas que utilizam este serviço”, afirma o diretor de Saúde da Care Plus.

Para atenuar eventuais riscos de uso inadequado para diagnósticos, a Care Plus investe no acesso à informação de confiança e relacionamento com o cliente. A fórmula não é novidade para a operadora, que colhe frutos em outros programas de gestão de saúde, a exemplo do Programa de Monitoramento Covid-19, lançado em 2020. “Nós entendemos que como empresa global de saúde que almeja ser a mais ‘customer centric’ do mundo, nosso dever é levar informação de confiança aos nossos beneficiários”, argumenta Salem. Ao levar informações corretas no momento adequado ao paciente, somada ao suporte de uma equipe especializada disponível facilmente em canais de atendimento, a exemplo da telemedicina, a operadora contribui para que o beneficiário se torne, de fato, líder de sua jornada de cuidados. “Enquanto operadora, reconhecemos a importância do protagonismo da pessoa e do impacto dessa ação para sua saúde”, afirma Ricardo Salem.

Ao integrar a ferramenta ao seu próprio aplicativo, a Care Plus reforça seu propósito de manter o beneficiário ao centro, permitindo que ele se submeta ao escaneamento e, a partir dos resultados, conte com a orientação da equipe de gestão de saúde da operadora. “Nós acreditamos que o futuro do cuidado da saúde é o empoderamento do paciente, e para que ele possa participar, precisa saber o que está acontecendo com seu organismo”, defende Salem. “E ferramentas em tempo real contribuem para isso”, completa.

Para ele, a tecnologia promove benefícios para toda a cadeia de saúde até chegar aos maiores favorecidos, ou seja, a população em geral. Com forte atuação em saúde corporativa, Ricardo Salem afirma que os clientes corporativos da Care Plus serão positivamente impactados pela parceria com o Anura, com colaboradores mais saudáveis e contratos mais equilibrados devido à contribuição à gestão de saúde. A iniciativa vai de encontro às ações da Care Plus e da Bupa, que visam a sustentabilidade do sistema de saúde como um todo.

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