A diretora de Sustentabilidade e Relações de Consumo da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Ana Cristina Barros, participa da mesa sobre Riscos Climáticos no Insurtech 2024, nesta quarta-feira, 03, em São Paulo. A executiva divide o painel com a superintendente de Estratégia, VMO e Governança da Brasilseg, Raquel Gaudêncio, e com o CEO da Kakau, Henrique Volpi. A palestra, que acontece na sala 3, às 16h25, traz o tema “Riscos Climáticos: como a Tecnologia Apoia a Indústria de Seguros e Desafios para o Futuro”.
Ana Cristina Barros destaca que toda a inteligência de informação requer tecnologia nova, capacidade de inovação na forma de olhar e capturar a informação. “Temos hoje uma evolução tecnológica capaz de colocar todo esse tipo de informação de forma espacial em mapas, mostrando a relação de onde está o segurado, o sinistro e a geografia, ou seja, o clima que tem naquela geografia, as perspectivas climáticas daquela geografia e isso tudo requer então uma dimensão espacial nos bancos de dados”, sinalizou a executiva, complementando que este é outro salto que o mercado segurador pode dar.
A diretora da entidade destacou ainda que as mudanças climáticas vividas pelo Brasil nos últimos anos acarretaram uma modificação no padrão, impossibilitando a previsibilidade por meio das bases históricas. “Ninguém sabe muito bem que clima a gente está vivendo hoje, precisamos então de muito mais inteligência. Isso significa mais capacidade de armazenar e processar dados, seja do próprio seguro, de dado climático ou de comportamento do cliente”, completou.
O Insurtech Brasil é um dos principais encontros de inovação, tecnologia do Brasil e tem como missão desenvolver o ecossistema de insurtechs no Brasil e oferecer insumos para a inovação no mercado de seguros. Nesta quinta edição, o evento irá expandir o conceito do mercado de seguros trazendo novos players como Fintechs e Varejistas que trarão mais negócios para toda cadeia do setor.