Assembleia Geral Extraordinária destitui diretoria do Sincor AM-RR e instaura Junta Governativa Provisória, mas fontes indicam possíveis irregularidades no processo
O Sindicato dos Corretores de Seguros do Amazonas e Roraima (Sincor AM-RR) enfrenta um momento delicado após uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) resultar na destituição de sua diretoria e na nomeação de uma Junta Governativa Provisória. Convocada pelo Conselho Fiscal, a assembleia foi realizada no dia 17 de dezembro de 2024. No entanto, questionamentos sobre a legitimidade do processo e dos novos dirigentes colocam em dúvida os próximos passos da instituição.
Destituição da diretoria e instauração da Junta Governativa Provisória
A decisão de destituir a diretoria ocorreu após indagações relacionadas às contas da gestão vigente. O Conselho Fiscal, composto por Elias Brasilino de Souza, José Raimundo Leão Prado e Samuel Cordeiro Ramos, publicou um edital datado do dia 29 de novembro de 2024, convocando a assembleia com a pauta principal de destituição dos administradores.
Após votação, a destituição foi aprovada, e uma Junta Governativa Provisória foi instituída para assumir a administração do Sindicato até a realização de novas eleições, previstas para acontecer em até 180 dias. A junta é composta por Hagime Takayama, como presidente, e Faride Sobreira da Silva, como secretário.
Em nota, a Junta Governativa Provisória reforçou que todas as etapas seguiram as diretrizes previstas no Estatuto Social do Sindicato. Além disso, garantiu compromisso com a transparência e com a realização das eleições no prazo determinado.
Questionamentos e controvérsias
Apesar da formalidade do processo, a legitimidade da nova Junta Governativa Provisória já está sendo questionada. Uma fonte sinalizou ao Universo do Seguro, sob condição de anonimato, que – de acordo com o estatuto da entidade – para ocupar cargos diretivos no Sincor AM-RR é necessário que os membros estejam com suas obrigações sindicais em dia e devidamente habilitados como corretores junto à Superintendência de Seguros Privados (Susep). “Hagime Takayama não possui habilitação como corretor na Susep por atuar como comissário de sinistros de Seguro de Transportes”, citou.
Além disso, durante a AGE, ficou definido que Jair Antonio Martins Fernandes, ex-presidente e atual 1º Delegado representante do Sincor AM-RR junto à Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), seria o indicado para assumir como interventor do Sindicato. Contudo, o comunicado oficial divulgado posteriormente pela Junta Governativa Provisória trouxe outro nome: Hagime Takayama, acompanhado de Faride Sobreira da Silva como secretário.
O Universo do Seguro destaca que todas as partes envolvidas foram procuradas e que continuará atualizando os leitores sobre o assunto assim que receber novas informações sobre o caso. O espaço segue aberto para manifestações de todos os citados na reportagem.
Comunicado na íntegra
Confira abaixo o comunicado divulgado pela Junta Governativa Provisória:
COMUNICADO
Comunicamos a todos os Profissionais Corretores de Seguros, Empresas Corretoras de Seguros e ao Mercado de Seguros que, em cumprimento ao disposto no Estatuto Social do Sincor AM-RR, os Conselheiros do Conselho Fiscal convocaram uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), conforme Edital publicado no dia 03 de dezembro de 2024. A assembleia foi realizada no dia 17 de dezembro de 2024, com o objetivo de deliberar sobre a destituição de administradores.
Após a votação, foi aprovada a destituição dos administradores do Sincor AM-RR. Na sequência, foi indicada, votada e aprovada por unanimidade a composição da Junta Governativa Provisória, que será responsável pela gestão do sindicato. Esta junta é formada pelo Senhor Hagime Takayama que assume a presidência, e pelo Senhor Faride Sobreira da Silva, que atuará como Secretário da Junta Governativa Provisória.
Os novos dirigentes terão a incumbência de assegurar a boa administração do Sincor AM-RR a partir do dia 01 de janeiro de 2025. Além disso, deverão realizar, em até 180 (cento e oitenta) dias, as diligências necessárias para a convocação e realização de novas eleições, visando a investidura dos novos diretores do Sincor AM-RR.
Conforme previsto no Estatuto Social do Sincor AM-RR, a ATA da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) foi devidamente registrada no Cartório do 1º Registro Civil das Pessoas Jurídicas de Manaus – Amazonas.
Agradecemos a compreensão e colaboração de todos neste momento de transição.
Manaus/AM, 02 de janeiro de 2025
JUNTA GOVERNATIVA PROVISÓRIA
Hagime Takayama
Presidente
Faride Sobreira da Silva
Secretário