Domínio de IA é fundamental para profissionais de contabilidade, avalia especialista

turned on black and grey laptop computer
Photo by Lukas Blazek on Unsplash

Coordenadora do curso de Ciências Contábeis da UNIASSELVI avalia impactos da inteligência artificial no setor; palestra gratuita aborda desafios da profissão

A inteligência artificial já é realidade no setor contábil e vem alterando o papel dos profissionais, que precisam acompanhar essa evolução. Várias tarefas, antes operacionais, já passam a ser automatizadas, com perspectivas cada vez mais amplas para o futuro. Estas transformações abrem espaço para que contadores assumam funções mais estratégicas de análise e consultoria. A avaliação é de Estelamaris Reif, coordenadora do curso de Ciências Contábeis da UNIASSELVI.

Segundo a especialista, grandes empresas lideram a adoção de soluções de IA devido ao volume de dados e recursos disponíveis, mas pequenas e médias também começam a usufruir de ferramentas oferecidas no modelo “as-a-service”. “A inteligência artificial está transformando a contabilidade hoje, impulsionando a eficiência, a precisão e a capacidade analítica”, afirma Estelamaris.

Entre os processos mais otimizados estão o processamento de faturas e contas a pagar e receber, a reconciliação bancária e a classificação contábil. A coordenadora explica que a automação não significa perda de espaço para os profissionais. “A IA não substitui o contador, mas amplia e eleva suas funções para um patamar estratégico. O contador se torna um consultor financeiro mais valioso e focado em insights”, destaca.

Formação e novos desafios

Universidades também terão de atualizar currículos para contemplar essas novas exigências. Exemplo é o curso de Ciências Contábeis da UNIASSELVI que, a partir de 2026, terá duas disciplinas voltadas para IA e análise de dados: ‘Inteligência Artificial e Empreendedorismo Criativo’, e ‘Modelagem de Dados e Dashboards’.

Para Estelamaris, coordenadora do curso, os profissionais de contabilidade precisarão desenvolver competências em ciência de dados, inteligência artificial e pensamento crítico para acompanhar a evolução tecnológica. “Nos próximos anos, veremos avanços em análises preditivas, auditoria e compliance, além da consolidação da contabilidade em tempo real”, projeta.

Total
0
Shares
Anterior
Seguradoras marcam presença nos Pavilhões Brasil da COP30 com painéis sobre riscos climáticos
WTW apresenta ferramenta digital para mapear impactos climáticos na América Latina

Seguradoras marcam presença nos Pavilhões Brasil da COP30 com painéis sobre riscos climáticos

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) divulgou na última

Próximo
Com investimento de R$ 20 milhões, Banco da Amazônia inaugura centro cultural em Belém

Com investimento de R$ 20 milhões, Banco da Amazônia inaugura centro cultural em Belém

Centro Cultural tem três pavimentos com galerias de arte, salas multiuso,

Veja também