Tokio Marine Seguradora

Doutores da Alegria inicia campanha para arrecadação de recursos junto a pessoas físicas e jurídicas

Doutores da Alegria inicia campanha para arrecadação de recursos junto a pessoas físicas e jurídicas / Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Organização pode receber doações via Leis de Incentivo, Imposto de Renda, Nota Fiscal Paulista e outros mecanismos para manutenção das atividades

A Associação Doutores da Alegria inicia em outubro uma campanha de arrecadação de recursos para viabilizar a continuidade de seus projetos artísticos e de formação no último trimestre deste ano e para 2026.

Pioneira ao introduzir a arte da palhaçaria na humanização do ambiente hospitalar, a organização está há 34 anos de atividade no Brasil e já realizou mais de 2,7 milhões de visitas, impactando positivamente pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. Além disso, emprega mais de 250 profissionais de forma direta e indireta para manutenção de suas atividades e já recebeu mais de 2 mil alunos na Escola Doutores da Alegria, incluindo 300 jovens em situação de vulnerabilidade no Programa de Formação de Palhaço para Jovens.

O orçamento previsto para o próximo ano é de R$ 8 milhões e contempla não só o trabalho artístico profissional realizado gratuitamente em 16 hospitais de São Paulo (SP), Recife (PE) e (Rio de Janeiro), como também ações de formação que potencializam o trabalho da organização em outros setores da sociedade, por meio de ações culturais, pesquisas, publicações e palestras corporativas, entre outros. “Nos últimos anos estamos envolvidos num processo de reorganização institucional, a partir da mensuração dos importantes resultados alcançados nessas três décadas. As atividades artísticas e de formação estão em processo de avaliação, tendo em vista o aprofundamento e a expansão do trabalho. Além do hospital, novos locais onde a adversidade é presente, estão sendo analisadas com o objetivo de implantarmos novas formas de intervenções artísticas por meio da arte da palhaçaria”, resume o diretor-presidente, Luis Vieira da Rocha.

A implantação deste plano de ação e a mobilização por doações foi essencial para que Doutores da Alegria pudesse enfrentar um período de crise recente. Devido principalmente à descontinuidade da política de fomento cultural em âmbito nacional em 2021 e 2022, houve uma queda considerável no volume de doações nos anos seguintes – o que ainda impacta a realidade financeira da organização, que se viu obrigada a investir suas reservas para garantir a manutenção do trabalho.

Como doar para os Doutores da Alegria

A organização é mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Atualmente, a captação de recursos junto às empresas e associações empresariais é possível por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e Imposto de Renda (até 4% do lucro presumido na declaração); já pessoas físicas podem contribuir via site (http://doar.doutoresdaalegria.org.br) e também por meio de pix (e-mail socios@doutoresdalegria.org.br), pelo programa Nota Fiscal Paulista, programas de milhagem e também pelo IR (até 6% do valor da declaração). Mais informações podem ser obtidas no site doutoresdaalegria.org.br.

Origem dos recursos

Em 2024, 58,2% dos recursos obtidos pela organização foram obtidos por meio de doações de empresas via Lei de Incentivo Federal; outros 17,4% por meio de Leis Municipais e Estaduais (FUMCAD e Funcultura) e 7,3% por meio de doações de pessoas físicas sem leis de incentivo; o restante (17,1%) dividiu-se entre geração de recursos, doações de empresas sem leis de incentivo, campanhas de marketing e parcerias.

A totalidade dos recursos obtidos é distribuída entre a realização dos projetos artísticos e os profissionais que atuam pela causa, incluindo artístico, administrativo e operacional.

Total
0
Shares
Anterior
Digital Insurance Week realiza webinar sobre inovação no mercado de seguros
Digital Insurance Week realiza webinar sobre inovação no mercado de seguros

Digital Insurance Week realiza webinar sobre inovação no mercado de seguros

Nesta quinta-feira, 16 de outubro, edição especial da Digital Insurance Week

Próximo
WTW amplia atuação em M&A e lança área dedicada a Private Equity no Brasil
Universo do Seguro / Notícias

WTW amplia atuação em M&A e lança área dedicada a Private Equity no Brasil

Com a nova divisão, a empresa fortalece presença em processos de M&A e passa

Veja também