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Drone usado para entregas de supermercado na Europa e ações humanitárias em diversos países é apresentado ao mercado brasileiro

abio Rebello, CEO da Synerjet, Armando Gessinger, Chief Revenue Officer da Wingcopter, e Augustinho Simões, Director of UAV Operations and Development da Synerjet
abio Rebello, CEO da Synerjet, Armando Gessinger, Chief Revenue Officer da Wingcopter, e Augustinho Simões, Director of UAV Operations and Development da Synerjet

Fabricado pela alemã Wingcopter e representado na América Latina pela Synerjet, o modelo 198 pode ser usado para operações logísticas, inspeções de ativos e levantamentos topográficos. As primeiras unidades foram entregues, mas o pedido maior começa a chegar a partir do ano que vem. Drone está homologado pela ANATEL e em processo de certificação na ANAC para voos além da visada o operador (BVLOS)

A Synerjet e a Wingcopter receberam clientes ao longo de toda a semana passada (15 a 19/09), na cidade de São Roque (SP) para apresentar o potencial do Wingcopter 198, um drones de entrega eVTOL (aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical) e de asa fixa, capaz de percorrer distâncias de até 94 km. Fabricado na Alemanha, o modelo é perfeito para operações logísticas, incluindo entrega de medicamentos, soros e vacinas, inspeções de ativos, como grandes obras, ferrovias e rodovias, podendo ser usado também em levantamentos topográficos.

O Wingcopter 198 tem peso máximo de decolagem de  25 quilos, sendo aproximadamente 10 kg do equipamento, outros 10 kg de bateria e pode levar quase 5 kg de carga. Entre os diferenciais está a velocidade de cruzeiro de 90 km/h, e a capacidade de transporte de cargas perecíveis ou de alto valor agregado. A bateria dura 60 minutos com tempo de recarga igual ao de utilização. Para operar o drone, é preciso apenas passar por um treinamento de duas semanas.

O drone está em avançado processo de certificação na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), e também está paralelamente em processo de certificação nos Estados Unidos, na Europa e no Japão. No Brasil, já foi aprovado pela Anatel, que certifica a comunicação entre o drone e o solo.

A Wingcopter é uma startup que recebeu 100 milhões de euros de investimentos e agora vai passar para a fase de produção efetiva dos equipamentos em série. No mundo inteiro, a Wingcopter tem cases de sucesso na logística médica, já tendo sido responsável pelo transporte de medicamentos e sangue no Japão, vacinas, amostras de sangue e material genético em diferentes países africanos e também nos Estados Unidos.

“A Synerjet é, ao mesmo tempo, cliente e investidor da Wingcopter, e encomendou 10 unidades inicialmente, duas já estão no Brasil e outras 3 chegam até o fim do ano”, disse Fabio Rebello, CEO da Synerjet. Na visão de Rebello, o potencial do Wingcopter é fantástico e pode trazer grandes benefícios para regiões distantes, especialmente na área de saúde.

Para Armando Gessinger, Chief Revenue Officer da Wingcopter GmbH, o Brasil é um dos mercados mais importantes do mundo para a empresa, pois tem localidades remotas e infraestrutura precária de transporte. Apenas em um segundo momento a empresa imagina conseguir autorização para voar sobre áreas densamente populosas.

Drone Wingcopter
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