Bradesco Seguros

Duas iniciativas do MDR são contempladas com o Selo de Modernização do Estado

Duas iniciativas do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) foram contempladas, nesta segunda-feira (19), com o Selo de Modernização do Estado. A premiação, outorgada pelo Fórum Nacional de Modernização do Estado (FNME), agracia projetos, produtos, serviços ou processos executados por Ministérios e que estejam alinhados a um dos eixos temáticos da Política Nacional de Modernização do Estado (PNME).

Ao todo, 163 iniciativas foram submetidas à avaliação. No total, 103 foram premiadas, sendo 23 Selos Ouro, 27 Selos Prata e 53 Selos Bronze. O MDR conquistou dois bronzes, com o Sistema de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (Sisplan) e o Plano de Capacitação Continuada em Proteção e Defesa Civil, executado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).

"As iniciativas premiadas foram muito bem avaliadas. Empregamos, inclusive, o método de análise multicritério”, destacou a secretária de Monitoramento de Projetos da Modernização do Estado e secretária executiva do Fórum Nacional de Modernização do Estado, Selma Foligne. “Parabéns a todos os profissionais envolvidos nas duas brilhantes inciativas do MDR que foram premiadas", parabenizou.

Planejamento estratégico

O Sisplan é um sistema para monitoramento do planejamento estratégico do MDR, que permite a geração de relatórios de acompanhamento das iniciativas, dos objetivos e das metas do ministério a partir de indicadores estratégicos definidos. Além disso, permite a inserção de observações e documentos para facilitar o controle das iniciativas.

A partir da sua criação, o monitoramento do planejamento estratégico passou a ser realizado diretamente por meio sistema, com geração de e-mails automáticos de aviso quando da atualização do avanço de indicadores e iniciativas do órgão, além da disponibilização de relatórios gerenciais.

Coordenador-geral de Planejamento e Gestão Estratégica do MDR e um dos desenvolvedores do sistema, Hugo do Val destacou a importância do Sisplan.

“O Sisplan tem sido uma ferramenta fundamental para a efetivação da cultura de gestão estratégica no órgão, além de demonstrar como a inovação pode ser uma importante aliada para a melhoria dos processos de gestão e monitoramento de planos na administração pública”, destacou.

A diretora de Gestão Estratégica e Coordenação Estrutural do MDR, Paula Nóbrega, reforçou a importância do reconhecimento do projeto. "O recebimento do selo de modernização representa um importante reconhecimento dos avanços feitos pelo Ministério com foco no alcance da excelência nos processos de gestão estratégica e de governança do órgão", afirmou.

Capacitação em Defesa Civil

O Plano de Capacitação Continuada em Proteção e Defesa Civil democratizou o acesso dos agentes de proteção e defesa civil à capacitação. "Fazemos encontros trimestrais com as áreas de capacitação de todos os estados para que eles saibam o que estamos fazendo. Apresentamos a eles nossos projetos e garantimos um espaço para que eles apresentem os deles. Esperamos assim que o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil utilize melhor os seus recursos financeiros e humanos na ampliação da capacidade local", afirma a secretária nacional de Proteção e Defesa Civil substituta, Karine Lopes.

Implantado em 2019, o Plano de Capacitação Continuada em Proteção e Defesa Civil conta com 35 cursos a distância e já emitiu mais de 22 mil certificados de conclusão dos cursos.

"Fiquei bem surpresa e feliz quando soube desse reconhecimento, pois estou à frente da Coordenação de Capacitação nos últimos quatro anos. Trouxemos uma grande inovação para a Secretaria, que foram as capacitações em EAD. Até então, os treinamentos eram presenciais, porém o alcance não era efetivo. É uma grande alegria ver esse alcance", comentou coordenadora de Capacitação da Defesa Civil Nacional, Lidiane Natalie de Souza.

]]>
Via: Brasil61

Total
0
Shares
Anterior
Diagnóstico do gabinete de transição foi elaborado com a participação de deputados em grupos técnicos

Diagnóstico do gabinete de transição foi elaborado com a participação de deputados em grupos técnicos

O presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, começa o governo em

Próximo
Comissão discute restrições às operações policiais nas favelas do Rio de Janeiro

Comissão discute restrições às operações policiais nas favelas do Rio de Janeiro

Tânia Rêgo/Agência Brasil As restrições às operações policiais nas favelas

Veja também