Muitas pessoas associam o corretor de seguros exclusivamente à proteção de bens e vidas (muitas vezes apenas de automóvel), mas esse profissional está cada vez mais se especializando, expandindo sua atuação no mercado e oferecendo, além de apólices securitárias, também a possibilidade de investimento em consórcios. Que, além de ser benéfico para o próprio profissional, com aumento de renda e diversificação de carteira, também beneficia a população que pode contar com o atendimento completo de um corretor de seguros, com uma abordagem mais estratégica e personalizada.
De acordo com especialista do setor e diretor geral da Lojacorr Consórcios, André Duarte, o benefício para o cliente de investir em consórcios por meio de um corretor de seguros é ter uma assessoria personalizada de uma pessoa de sua inteira confiança. “O corretor de seguros avalia as necessidades de cada cliente, orientando-o sobre os melhores produtos e soluções, garantindo segurança e praticidade em todas as etapas do processo. Ele já tem expertise em planejamento financeiro e proteção patrimonial e ainda pode complementar a contratação dos seguros, garantindo mais tranquilidade para quem também passa a investir em consórcios”, explica.
Por outro lado, para o corretor também tem benefícios. “Além de fidelizar ainda mais seus clientes, atendendo-os com novos produtos, o consórcio passa a ser uma excelente porta de entrada para novos clientes e um diferencial competitivo para os corretores. Também gera excelentes comissões durante todo o período do grupo e permite que o profissional se posicione como um consultor financeiro completo, O que, de certa forma, deixa o cliente muito mais tranquilo. Sabendo que está contando com aquele profissional que além de fazer a proteção dos seus bens, também será o mesmo profissional que vai apoiá-lo na conquista de novos bens e serviços”, indica Duarte.
Na Lojacorr Consórcios, por exemplo, 100% dos parceiros são corretores de seguros. “Temos aqui muitas corretoras parceiras da Lojacorr, maior rede de corretoras de seguros do país, e consequentemente também se tornam parceiros Lojacorr Consórcios. O diferencial é justamente aumentar seu portfólio e atender o segurado por completo”, aponta.
Consórcio em 2024 e expectativas para 2025
Com a crescente busca por alternativas financeiras sem juros altos, o consórcio se destacou em 2024. Dados divulgados na última semana pela Associação Brasileira de Administradora de Consórcios (ABAC) mostraram que as adesões ao consórcio encerraram o último ano batendo recordes. E que, além dos maiores resultados já registrados em cotas vendidas, o setor também atingiu números inéditos com um aumento de 7,4% (4,49 milhões) de novas adesões ao consórcio, R$ 378,73 bilhões em créditos comercializados (vendas), um aumento de 19,6% se comparado a 2023, e continua crescendo em número de participantes ativos, superando a marca de 11 milhões participantes no Sistema de Consórcios nacional.
Somente na Lojacorr Consórcios, por exemplo, o crescimento em vendas foi de 67% no ano de 2024, se comparado ao mesmo período em 2023. Crescimento esse que foi 30% acima da meta prevista, superando todas as expectativas.
Para 2025 a expectativa e a tendência é que essa modalidade financeira siga em crescimento. “Se analisarmos como 2024 foi um dos melhores anos da história do consórcio, conforme a própria ABAC aponta, teremos um 2025 promissor e que firmará mais ainda o quanto o consórcio se tornou uma alternativa de investimento primordial para quem quer se planejar e garantir um futuro de ter seu próprio bem ou realizar um serviço almejado”, explica o diretor.