Bradesco Seguros

Educação Financeira para crianças: Museu da Imaginação inaugura exposição “Construindo o Futuro”

Museu da Imaginação - Exposição Construindo o Futuro/ Foto: Divulgação
Museu da Imaginação – Exposição Construindo o Futuro/ Foto: Divulgação

Nova exposição ensina sobre educação financeira de forma lúdica e interativa, tema cada vez mais em alta na educação infantojuvenil

Sempre pensando em inovar e agregar novas áreas de conhecimento, o Museu da Imaginação, localizado na Água Branca, zona oeste de São Paulo, inaugura a nova exposição “Construindo o Futuro”, com patrocínio do Banco Safra.

A exposição aborda o tema da Educação Financeira para crianças, de forma totalmente lúdica, digital e interativa, com gamificação e até um cartão físico personalizado, em que os participantes poderão vivenciar experiências e construir sua vida financeira por etapas, aprendendo assim sobre a importância do dinheiro para a vida em sociedade. A mostra busca ensinar, de forma prática, conceitos essenciais como planejamento, consumo consciente e a importância do valor do dinheiro, explicando como equilibrar gastos e administrar o quanto se ganha.

Desde sua criação, em 2017, o Museu da Imaginação se tornou referência em experiências interativas que integram arte, ciência, tecnologia, história e meio ambiente. A instituição é uma associação sem fins lucrativos, com curadoria assinada por uma equipe técnica interna que desenvolve todas as exposições, garantindo coerência conceitual e inovação.

Exposição Construindo o Futuro

Indicada para crianças e jovens a partir de 8 anos, a exposição “Construindo o Futuro” se inspirou em jogos de tabuleiro para elaborar um espaço que leva os visitantes a uma jornada financeira interativa e imersiva dividida em seis salas que apresentam:

  • Importância do dinheiro para vida em sociedade;
  • Estudos e escolha de uma profissão;
  • Organização da vida com equilíbrio, baseada em um orçamento anual;
  • Oportunidades ao longo da vida e a necessidade de saber aproveitá-las;
  • Poupar, investir e planejar.
  • De maneira lúdica, os visitantes irão entender que para conquistar dinheiro e oportunidades, é preciso disciplina e escolhas conscientes, com estudo, dedicação a uma profissão e planejamento.
  • A experiência começa no painel Construindo o Futuro, com um barco na entrada que garante fotos incríveis em família. Ao entrar, o participante recebe um cartão físico que será personalizado com seu nome e que irá acompanhá-lo por toda a jornada.
  • Cada sala representa uma fase da vida financeira e traz jogos, desafios e simulações que deixam o aprendizado envolvente e marcante.

– O mundo antes do dinheiro

A primeira sala representa uma casa de câmbio, e o jogo irá transportar o usuário a uma vila antiga, onde a única forma de adquirir bens é por meio de trocas, o que conhecemos como “Escambo”. Nessa vila o jogador precisa trocar seus itens para obter peixes. Ainda nesse jogo, na fase seguinte, o jogador irá experimentar adquirir peixes, mas num mundo contemporâneo utilizando dinheiro para facilitar as trocas.

– Universidade do Conhecimento

Na Universidade do Conhecimento, o jogador participa de um game de perguntas e respostas que o levará a escolher entre as 12 profissões, divididas nas áreas de humanas, exatas e biológicas. Após a escolha, o visitante receberá seu primeiro salário anual, que será creditado no cartão, e poderá se ver formado na tela principal da sala.

– Mercado dos Sonhos

As prateleiras desse mercado trazem escolhas da vida real, e o participante deverá decidir como será sua vida, coletando suas escolhas nas prateleiras, como meio de transporte, viagens, moradia, bem-estar e lazer. Após comprar, o visitante irá ao caixa, onde precisará definir o tamanho de sua família e qual o valor que gostaria de poupar do saldo. Assim, estimulando a ideia de que para além do que se gasta é importante ter uma reserva no orçamento familiar e planejar o futuro.

– Mar de Oportunidades

Nessa sala, os visitantes serão convidados a pescar oportunidades em um grande mar digital (num painel de led de 12 m x 1,50 m). O jogo acontece em barcos cenográficos onde os visitantes devem usar grandes molinetes para “pescar oportunidades”. Cada item pescado representa ganhos possíveis de acordo com a profissão escolhida. Simbolizando inclusive que na realidade as pessoas passam por muitas oportunidades e que muitas vezes cabe a elas escolherem pegá-las ou não.

– Banco Safra

Inspirada na agência do Banco Safra da Av. Faria Lima, a penúltima sala leva o jogador a um banco moderno e dinâmico com telas exibindo cotações e notícias. Cada visitante terá uma tela na qual poderá comprar e vender ações em que poderão aprender sobre como investir dinheiro na bolsa, com ações que sobem ou caem conforme as informações aparecem. Aprendendo que o dinheiro pode te ajudar a ter uma vida boa, mesmo com os nuances do mercado e desafios reais.

– Feedback

Ao final, o jogador encontrará um totem que se parece com um grande celular, no qual ele poderá abrir o app Safra e ver como foi sua jornada, uma espécie de retrospectiva que mostrará tudo que ele fez do momento que entrou até a saída. Nessa sala ele poderá perceber que as escolhas trouxeram consequências e construíram o resultado dele.

“Com essa nova exposição, queremos reafirmar nosso compromisso de ensinar de um jeito diferente, com conteúdo, imersão e diversão. E educação financeira é um tema de grande importância na e cada vez mais explorado na educação infantil”, afirma Vanessa Macorin, Diretora Executiva do Museu da Imaginação.

 

Total
0
Shares
Anterior
Brasil lidera ranking global de vítimas de fraude online; quase 40% perderam mais de R$ 1.300 no último ano
Andrea Rozenberg, diretora de mercados emergentes na Veriff/ Foto: Divulgação

Brasil lidera ranking global de vítimas de fraude online; quase 40% perderam mais de R$ 1.300 no último ano

Índice de Fraude 2025 da Veriff revela que brasileiros sofrem ataques com cinco

Próximo
Agenda 2050 propõe ações para descarbonizar e (neo)industrializar o Brasil
Abertura Brazil Windpower 2025/ Foto: Divulgação

Agenda 2050 propõe ações para descarbonizar e (neo)industrializar o Brasil

Estudo lançado durante o Brazil Windpower 2025 indica que a descarbonização

Veja também