Elancovets tem como proposta apoiar os profissionais na prestação de um atendimento de excelência no cuidado com os pets e também na gestão do negócio, tanto no atendimento autônomo, como em clínicas ou hospitais veterinários
A Elanco Saúde Animal lança o Elancovets, programa de relacionamento e suporte destinado a médicos-veterinários especializados em pequenos animais (pets), com conteúdo técnico, treinamentos online, participação em eventos, visitas técnicas de representantes, produtos inovadores e uma série de serviços voltados a agregar valor ao atendimento do médico-veterinário e também à gestão do negócio, realizada tanto pelo profissional autônomo como em clínicas e hospitais veterinários.
Segundo o último levantamento da Comissão de Animais de Companhia do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Comac) – Mercado Brasileiro Anuário Comac 2022 – mais de 47 mil estabelecimentos compõem a atual estrutura de atendimento em saúde veterinária no país. O anuário informa que “entre 2017 e 2022, houve forte expansão no número de hospitais especializados, com mais que o dobro de unidades, e das clínicas, com um crescimento expressivo de 78%”.
“Após a pandemia, a relação dos responsáveis com seus pets ficou ainda mais próxima. Os tutores passaram a ficar mais tempo em casa e, com isso, a observar os hábitos de seus companheiros e notar diferenças, o que, muitas vezes, é fundamental no diagnóstico precoce de alguma doença, por exemplo”, avalia Karina Toledo, coordenadora de marketing de terapêuticos para Pet Health da Elanco Brasil.
De acordo com o estudo da COMAC, de fato os tutores têm se mostrado mais atentos à saúde de seus pets, provendo cuidados regulares de prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças. “O anuário nos mostrou que 31% dos tutores de cães e 27% dos tutores de gatos consideram seus pets como filhos e 28% e 26%, respectivamente, acreditam que o pet é parte da família. São números importantes, que se refletem diretamente em mais cuidados e mais visitas aos hospitais e clínicas. Daí a forte expansão deste mercado”.
Para Karina, “o Elancovets vem com a proposta de oferecer um suporte sólido e contínuo a essa rede de cuidados aos nossos pets e consolidar a parceria da Elanco com os médicos-veterinários do Brasil”. Entre as soluções do Elancovets estão:
- Conteúdo técnico: estudos científicos e materiais exclusivos de todo portfólio Elanco para animais de companhia;
- Ferramentas de diagnóstico: como o LOAD (Índice de Osteoartrite em Cães de Liverpool) e COAST (Ferramenta para Estadiamento da Osteoartrite Canina), que auxiliam os médicos-veterinários a determinarem de forma mais objetiva a gravidade da osteoartrite canina. As ferramentas também auxiliam os profissionais em sua capacitação para monitorar a progressão da doença e avaliar a resposta ao tratamento;
- Eventos regionais organizados pela Elanco por todo Brasil, com a presença de médicos-veterinários especialistas, e condições especiais de inscrição para eventos patrocinados pela companhia, para que os profissionais de todas as partes do país tenham mais possibilidades de acesso à capacitação e atualização, além de networking;
- Ativações em clínicas e hospitais, visando levar experiências em relação aos produtos e campanhas de conscientização relacionadas às marcas do portfólio Elanco e doenças, como: otite, dor, prevenção de ectoparasitas, diagnóstico precoce, entre outros temas.
Como um dos pilares mais importantes do programa Elancovets e em comemoração ao Dia do Médico-Veterinário, a Elanco lança, nesta semana, o portal www.elancovets.com.br. “Na Elanco, trabalhamos continuamente para garantir o bem-estar dos animais, para lhes proporcionar a melhor qualidade de vida possível, o que se refletirá no bem-estar dos seus tutores também. Afinal, os pets são fundamentais em nossas vidas. E um dos caminhos para cumprirmos bem essa missão é apoiar a capacitação técnica dos médicos-veterinários, oferecendo ferramentas que os auxiliem em seu trabalho de atendimento e também na gestão do negócio. É essa a proposta do Elancovets”, afirma Karina.
De acordo com o censo do IPB (Instituto Pet Brasil) de 2021, o Brasil é o terceiro país em número de animais domésticos, com 149,6 milhões de animais de estimação. Estima-se, a partir deste dado, que pelo menos 70% da população tenha um pet em casa ou conheça alguém que tenha.