MAPFRE

Eletroeletrônicos: confira quais levantam mais dúvidas nos brasileiros sobre consumo de energia

a woman standing in a laundry room next to a washer and dryer
Foto: Sufyan no Unsplash

Ar-condicionado, geladeira, PC e air fryer lideram o ranking dos aparelhos mais pesquisados em todo o país

O consumo de energia elétrica aumentou 1,7% em todo o país no último mês de junho, segundo dados do Sistema Interligado Nacional (SIN), que monitora a carga mensal de megawatts consumidos. Diante do maior gasto energético e dos seus consequentes custos, cresce o interesse dos brasileiros em utilizar a energia de maneira mais sustentável.

Como a informação é o passo que precede a mudança de comportamento, tem-se notado um crescimento nas pesquisas relacionadas a eletrodomésticos e consumo de energia no Google. Um estudo realizado em julho de 2025 pela fornecedora de energia limpa Bulbe Energia mostrou os 10 eletrônicos que mais despertam dúvidas entre os usuários.

Divulgação
Divulgação

A curiosidade pelo custo gerado no uso de cada utensílio doméstico ou empresarial não foi o único tópico relevante do relatório produzido. No intervalo de um ano, de julho de 2024 a julho de 2025, as buscas por assuntos relacionados aumentaram exponencialmente: “energia e consumo” (+1.300%), “consumo responsável de energia” (+366,67%) e “consumo de energia residencial” (+250%).

Como calcular o consumo de energia de eletroeletrônicos

Em agosto, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) adotou a tarifa da bandeira vermelha, no patamar 2. Isso significa um custo adicional de R$ 7,87 para cada 100 kWh consumido.

Além disso, com a 2ª edição do boletim InfoTarifa, a projeção dos índices de reajuste da energia elétrica, que era de 3,5%, sobe para 6,3% no efeito médio projetado. A justificativa, publicada no portal do órgão, fala dos valores homologados na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). O contexto, no cenário geral, sugere preços mais altos na conta de energia.

Conhecer os custos médios de cada eletroeletrônico e aprender a calcular o consumo de energia aparecem como passos fundamentais para aqueles que pretendem economizar, o que corresponde a uma parcela cada vez maior de consumidores de acordo com o levantamento da Bulbe.

Existem algumas etapas que podem facilitar o processo:

  • Primeiro, é importante verificar a potência do eletrodoméstico ou eletrônico, geralmente indicada em Watts (W) e presente no manual de instruções do produto;
  • Depois, deve-se calcular uma estimativa de quanto tempo o produto é mantido em uso, e convertê-la em horas;
  • O consumo de energia é calculado através da multiplicação da potência em watts pelo tempo em horas, e o produto desta multiplicação deve ser dividido por 1000;
  • Esse valor, medido em quilowatt-hora (kWh), deve ser multiplicado pelo valor indicado na tarifa de energia vigente no estado do consumidor.
Total
0
Shares
Anterior
Pesquisa global da Ipsos revela que a maioria apoia proibição de redes sociais para menores de 14 anos
man and woman sitting on chairs

Pesquisa global da Ipsos revela que a maioria apoia proibição de redes sociais para menores de 14 anos

No Brasil, apoio à medida é de 69%

Próximo
Por que a Justos está olhando para corretores como aliados estratégicos no futuro do seguro auto
Luciano Lima, diretor comercial da Justos / Foto: Divulgação

Por que a Justos está olhando para corretores como aliados estratégicos no futuro do seguro auto

Confira artigo de Luciano Lima, diretor comercial da Justos

Veja também