Em 2023, 37,5% dos roubos de carga registrados ocorreram às quartas-feiras à noite

Lei nº 14.599/23 reafirma pontos importantes nos processos do transporte rodoviário de cargas / Foto: Josiah Farrow / Unsplash Images
Foto: Josiah Farrow / Unsplash Images

Quanto à periodicidade dos roubos, relatório da nstech indica que maio foi o mês com o maior índice de prejuízos

As quartas-feiras lideram o dia da semana com maior porcentagem de roubo de cargas, registrando aumento de 80% na comparação com 2022. Em 2023, os roubos na data somaram 26,56% dos prejuízos. 37,5% dos eventos registrados às quartas-feiras ocorreram à noite. É o que releva o “Análise de Roubo de Cargas”, relatório exclusivo anual da nstech, empresa de software para supply chain da América Latina, que atua com o propósito de promover estradas mais eficientes e seguras.

As mercadorias mais visadas na quarta-feira foram fracionadas, medicamentos e gêneros alimentícios: um total de 91,4% dos prejuízos. O segundo dia de maior registro foi a quinta-feira, que obteve 15,7% do total. Neste dia da semana, 36,7% das cargas foram atacadas no período da noite. Já às terças-feiras, dias com maior incidência de roubos em 2022, caíram para a terceira posição após diminuição de 22% no total de prejuízos.

Fonte: nstech

O relatório também trouxe insights sobre a periodicidade dos roubos, que seguem concentrados à noite (32,5%), registrando aumento de 10% em comparação com 2022.

Fonte: nstech

A respeito da periodicidade dos roubos, o segundo trimestre de 2023 foi o mais crítico do ano. O pico dos prejuízos ocorreu em maio (12,3%). O aumento na comparação com o mesmo período de 2022 foi de 70%. Somados, os meses de abril, maio e junho representaram 30% dos prejuízos de 2023. O mês com menor percentual foi fevereiro (3,5%).

No mês de abril, 75,5% dos prejuízos foram causados pelo roubo de cargas fracionadas, alimentícias e eletrônicos. Os trechos urbanos somaram 19,8% dos eventos. Juntos, os estados de SP e RJ somaram 81% dos prejuízos. Quartas-feiras foi o dia da semana que acumulou os maiores prejuízos (28,5%). A ação das quadrilhas foi distribuída nos períodos da madrugada (33,9%), noite (32,2%) e manhã (30,4%).

Em maio, pela primeira vez, em 2023, os medicamentos assumiram o primeiro lugar entre as cargas roubadas, totalizando 54,7% do prejuízo. Fracionados (29,9%) e alimentos (9,7%) ocuparam o segundo e terceiro lugares no ranking. O percentual de prejuízo no trecho urbano saltou para 65,6% do total registrado no mês. São Paulo foi líder absoluto, com 85,5% dos prejuízos, assim como as quartas-feiras, que chegaram a 75,7%. Os eventos com maior percentual de prejuízo (59,2%) foram registrados no período da noite.

Já em junho, Santa Catarina tomou a frente do Rio de Janeiro no ranking de roubos em junho e ficou em segundo lugar no total de prejuízo, com 20,5%. São Paulo manteve a liderança, com 39,3% do prejuízo registrado no mês. As cargas fracionadas e alimentícias, juntas, representaram 86,2% do total de prejuízos por roubos em junho. As ocorrências à noite foram responsáveis por 38,1% do prejuízo e a quinta-feira foi o dia da semana mais crítico, com 41,6% do prejuízo.

Fonte: nstech

A nstech tem atuado em diversos ângulos para estabelecer a maior segurança rodoviária no país, seja por meio de suas soluções, como cadastro, monitoramento e gestão de contratos, ou pelo desenvolvimento de levantamentos e conteúdos que auxiliem na inibição dos principais problemas do segmento, a exemplo do roubo de carga. “A expertise das três gerenciadoras de risco do grupo – BRK, Buonny e Opentech – foi fundamental para a produção deste material, tão importante para auxiliar os operadores a evitarem passar por este tipo de situação. Com informações de qualidade, podemos estimular o progresso do setor. Quanto mais atuarmos em conjunto, mais rápido chegaremos a um novo patamar”, conclui Vasco Oliveira, CEO e fundador da nstech.

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