Negócios ultrapassam R$ 141,90 bilhões em dez meses de 2025
Em 2025, o setor automotivo se expandiu. No ramo dos consórcios, foram comercializados R$141,90 bilhões. A alta foi de 13,2% em relação a 2024. O crescimento mostra que o planejamento financeiro por essa modalidade tem se tornado cada vez mais uma alternativa acessível para adquirir o veículo dos sonhos.
As marcas atingidas alcançaram 3,32 milhões de adesões nos primeiros oito meses do ano; o aumento foi de 11,4% maior do que o publicado no mesmo período em 2024, segundo dados da ABAC. Das cotas vendidas, 2,35 milhões foram de veículos leves, pesados e motocicletas. Proporcionalmente, houve um crescimento de 7,5% em comparação aos dados do ano passado.
Fernando Lamounier, educador financeiro e sócio da Multimarcas Consórcios, afirma que “o crescimento expressivo do consórcio automotivo em 2025 demonstra que os brasileiros estão cada vez mais conscientes da importância do planejamento financeiro para a aquisição de veículos, optando por uma alternativa sem juros que democratiza o acesso ao carro próprio”.
A pesquisa da Kantar Brasil para a ABAC indicou que 46% dos entrevistados para o mercado de consórcios pertencem à geração Z, que demonstra familiaridade com plataformas digitais e crescente interesse nos produtos financeiros oferecidos. Destacaram-se o sucesso das campanhas digitais e a consolidação do consórcio como ferramenta de planejamento financeiro para todas as gerações, desde baby boomers até a geração Z.
Pesquisas mostram que a participação de jovens de 18 a 29 anos em consórcios cresceu 8,9% no último ano, com destaque para veículos leves e motos, representando uma fatia significativa das adesões recordes do setor, que movimentou R$222 bilhões no 1º semestre. Essa tendência reflete planejamento financeiro consciente, disciplina de poupança e busca por alternativas acessíveis sem endividamento imediato.
“As vendas recordes e o aumento no número de participantes ativos refletem um mercado maduro e consolidado, que gera emprego e movimenta a economia local, mostrando que o consórcio é mais do que uma opção de compra: é uma ferramenta estratégica de investimento. O avanço do consórcio automotivo reforça sua importância não só para o consumidor final, mas para todo o ecossistema automotivo, incentivando inovação, facilitando o acesso e ampliando o horizonte de mobilidade no país”, conclui Lamounier.
