Quinhentas e vinte famílias de baixa renda da cidade de Apucarana, no Paraná, receberam, nesta terça-feira (6), as chaves da casa própria com a entrega do Conjunto Habitacional Fariz Gebrim. O empreendimento integra o Programa Casa Verde e Amarela e vai atender cerca de 2 mil pessoas.
O residencial recebeu R$ 31,2 milhões em investimentos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e R$ 2,6 milhões em contrapartida do estado e do município. Dentre os beneficiados, 464 são mulheres responsáveis pela economia familiar. Além disso, entre homens e mulheres, há 16 idosos e 16 portadores de deficiência.
“Nós todos sabemos o quanto uma casa própria é importante para todo cidadão brasileiro. Este residencial ficou muito tempo paralisado, mas foi retomado com apoio do estado e do município. Esta entrega significa justamente o respeito com o cidadão, o respeito com o dinheiro público”, destacou o secretário nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Alfredo dos Santos.
Um dos beneficiados com a nova moradia foi o casal Beatriz de Oliveira e Mablo Henrique Rodrigues. Antes, eles moravam de favor na casa da avó de Mablo. “Tem gente que demora muitos anos pra ter sua casa própria. Fico muito feliz de Deus ter me abençoado com a casa própria com 20 anos. Este mês é meu aniversário e este é um presente enorme”, comemorou Beatriz.
A auxiliar de rouparia Gabriele Cristina da Silva, de 22 anos, também recebeu a casa própria nesta terça-feira. “Estou muito feliz desde que saiu meu nome no sorteio. Peguei minha chave hoje, tenho dois filhos e vou poder deixar essa casa para eles. Não tenho nem palavras”, comemorou.
O Conjunto Habitacional Fariz Gebrim conta com unidades habitacionais de 41m², além de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e uma escola composta por quatro salas de aulas, ambos financiadas com recursos do FAR. Além disso, um posto de saúde foi construído no local com recursos da prefeitura de Apucarana.
O residencial conta com infraestrutura completa, com drenagem, esgoto, água, pavimentação, energia elétrica, iluminação pública e transporte público.