ABIMO estará presente estará presente na Medical Fair Thailand 2025, um dos principais destinos de dispositivos médicos do Brasil no Sudeste Asiático
A Tailândia figura entre os três principais destinos de dispositivos médicos brasileiros na Ásia, com US$ 2,23 milhões importados em 2024. Bangkok, capital do país, é considerada uma porta de entrada estratégica para o Sudeste Asiático, o que reforça a importância da participação brasileira na Medical Fair Thailand 2025, que acontece entre os dias 10 e 12 de setembro.
Três fabricantes associadas à ABIMO marcam presença no evento, considerado um dos mais relevantes do setor médico-hospitalar na Ásia. Uma das empresas expositoras será a Instramed, que estreia no pavilhão brasileiro da feira. “Será nossa primeira participação na Medical Fair Thailand e nossa expectativa é bastante positiva. Já temos um distribuidor estabelecido no país, o que nos permite enxergar essa presença como um passo estratégico para nos aproximarmos ainda mais do mercado local, ampliando nossa atuação no Sudeste Asiático”, afirma Leandro Marchioti, gerente global de Marketing e Produto da empresa.
A participação no evento ganha ainda mais relevância em um momento de tensões comerciais com os Estados Unidos, após o aumento para 50% da tarifa sobre produtos brasileiros, o que impacta diretamente as exportações do setor. Diante desse novo cenário, a abertura de mercados na Ásia se torna ainda mais urgente para a indústria brasileira.
Em 2024, os produtos médico-hospitalares representaram 60,75% do total exportado pelo Brasil à Tailândia. Entre os itens mais comercializados estão aparelhos de prótese, esterilizadores, equipamentos de eletrodiagnóstico e aparelhos de oxigenoterapia.
Durante a feira, a Instramed apresentará seus diferenciais em desfibrilação, monitoramento e conectividade. “Daremos foco às nossas tecnologias patenteadas em IoMT e ao design centrado na usabilidade. Acreditamos que a feira, com o apoio da ABIMO, proporcionará encontros importantes, além de parcerias duradouras e visibilidade global para soluções brasileiras de alto impacto”, completa Marchioti.
Brazilian Health Devices
As 135 fabricantes integrantes do projeto Brazilian Health Devices encerraram o primeiro semestre de 2025 com US$ 74,2 milhões em exportações globais, resultado levemente superior ao mesmo período do ano anterior. Os produtos odontológicos representaram 33,9% do total, seguidos pelos médico-hospitalares (32,7%), reabilitação (30,6%) e laboratório (2,59%).
As empresas comercializaram 190 produtos em 125 países, com destaque para EUA, Argentina, Colômbia, Chile e Paraguai. Em 68 desses mercados, houve aumento no volume exportado, demonstrando maior confiança e fortalecimento das parcerias internacionais. Mais da metade das empresas abriram novos mercados neste primeiro semestre, e 27,4% passaram a exportar produtos que antes eram vendidos apenas internamente. Os destaques incluem artigos e aparelhos ortopédicos, instrumentos e aparelhos de odontologia e medicina, além de cimentos para obturação dentária.