Europ Assistance Brasil

Em carta ao presidente Lula, Abrasel manifesta apoio à retomada do horário de verão

Segundo a Abrasel, o horário de verão movimentaria ainda mais os setores de comércio e serviço / Foto: Pexels
Foto: Pexels

Associação afirma que adoção da medida movimentará a economia; Bares e restaurantes podem ter aumento de até 15% no faturamento em função do atraso dos relógios

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) enviou, nesta sexta-feira (22), uma carta ao presidente Lula, ao ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin e ao ministro do Turismo, Celso Sabino, manifestando o apoio à retomada do horário de verão e apresentando os benefícios que a decisão traria ao setor de bares e restaurantes e a toda a economia do país.

O documento reitera que a adoção do horário de verão gera impacto direto no faturamento dos bares e restaurantes, com crescimento no faturamento entre 10% e 15%. No momento em que o setor ainda se recupera dos prejuízos causados pela pandemia, a implementação da medida beneficiaria um setor que gera renda direta para mais de 7 milhões de brasileiros e tem cerca de 1,5 milhão de empreendimentos no país.

A Abrasel ainda destaca que a medida movimentará a economia, principalmente no comércio e no turismo, uma vez que os turistas tendem a aproveitar melhor os destinos, estendendo suas atividades até mais tarde.

“O retorno do horário de verão proporcionaria mais tempo de luz natural durante os dias, o que favorece o consumo e a frequência de clientes nos estabelecimentos, além de trazer mais movimento e segurança às cidades de um modo geral. Além disso, seria favorável para todo o país, afinal contribui para a economia de energia e reduz custos operacionais nas empresas, mesmo que não estejamos no momento com risco de desabastecimento”, afirma Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.

Em consonância ao pleito da Abrasel, o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, também acredita que a medida traz inúmeros benefícios para o comércio e para toda a sociedade. “Essa decisão visa não só economizar energia, mas contribui para melhorar a economia, gerar mais desenvolvimento e, consequentemente, mais emprego e renda. Essa uma hora a mais cria oportunidades para as pessoas aproveitarem melhor o dia, estimulando o turismo de lazer e compras. Mais de 70 países também utilizam o horário de verão, o que reforça a influência positiva dessa medida”.

Saiba mais

Em nota divulgada nesta semana, o Ministério de Minas e Energia disse que não há necessidade, até o momento, de adotar o horário de verão no Brasil – suspenso desde 2019.

No fim do ano passado, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fez uma enquete em uma rede social questionando sobre a volta do horário de verão. Na ocasião, 66,2% dos votantes se mostraram favoráveis, enquanto 33,8% disseram ser conta. 2,3 milhões de pessoas participaram da votação informal.

Total
0
Shares
Anterior
Sancor Seguros Brasil e Maxpar impulsionam serviços de assistência e novas coberturas em rodada de eventos
Sancor Seguros Brasil e Maxpar impulsionam serviços de assistência e novas coberturas em rodada de eventos / Divulgação

Sancor Seguros Brasil e Maxpar impulsionam serviços de assistência e novas coberturas em rodada de eventos

Maxpar se destaca por ser referência em gestão de coberturas e assistências do

Próximo
Créditos para incentivo ao turismo náutico são anunciados no São Paulo Boat Show 2023
Créditos para incentivo ao turismo náutico são anunciados no São Paulo Boat Show 2023 / Foto: Divulgação

Créditos para incentivo ao turismo náutico são anunciados no São Paulo Boat Show 2023

Feira náutica abriu ontem, 21, ao público com mais de 150 barcos em exposição e

Veja também