Bradesco Seguros

Em fevereiro, Brasil registrou 22 mil novas empresas por dia útil, revela Serasa Experian

Em fevereiro, Brasil registrou 22 mil novas empresas por dia útil, revela Serasa Experian / Foto: Fauxels / Pexels
Foto: Fauxels / Pexels

Ao todo, foram 398 mil novos CNPJs, recorde histórico do indicador; Serasa Experian oferece dicas para ajudar empreendedores

No mês de fevereiro, o Brasil registrou a abertura de 398.404 novos negócios, o equivalente a 22.133 empreendimentos criados por dia útil. Esse foi o maior número da série histórica do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, que teve início em 2010. Confira no gráfico a seguir o montante mês a mês:

Divulgação
Divulgação

De acordo com Cleber Genero, vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian, “os primeiros meses do ano costumam ser o momento em que as pessoas começam a tirar os projetos do papel, o que pode explicar a crescente no número de aberturas. Além disso, ao longo do último ano, tivemos diversas medidas para incentivar o empreendedorismo no país, com programas que reduzem a burocracia e facilitam a concessão de crédito para empreendedores”.

A análise por setor mostrou também que o segmento de Serviços teve o segundo recorde histórico consecutivo em 2023, esse de 286.143 frente aos 257.769 registrados em janeiro.

11 estados marcaram recorde de aberturas

No recorte por Unidades Federativas (UFs), 11 estados brasileiros marcaram números recorde na abertura de companhias em fevereiro deste ano. São eles: São Paulo (119.719), Minas Gerais (42.037), Paraná (30.349), Santa Catarina (24.174), Rio Grande do Sul (23.420), Goiás (16.214), Mato Grosso (9.145), Distrito Federal (7.760), Mato Grosso do Sul (5.596), Rondônia (2.664), e Roraima (886). Confira o levantamento completo por UF no gráfico abaixo:

Divulgação
Divulgação

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Serasa Experian dá quatro dicas para impulsionar o Score da sua empresa

1 – Negocie e pague suas dívidas e as dívidas da sua empresa: muitos credores e fornecedores têm optado pela estratégia de renegociação de dívidas. Essa é uma ferramenta muito eficaz que deve ser utilizada sempre que possível, principalmente em cenários de instabilidade econômica. Manter uma boa relação com seus parceiros é essencial para evitar a negativação, dessa forma, procurar estabelecer um diálogo transparente e seguro sobre as condições e possibilidades de pagamento é sempre o melhor caminho.

2 – Pagamento automático das contas da sua empresa: as negativações e atrasos para o pagamento de dívidas impactam negativamente a pontuação do Score PJ. Por isso, utilizar a ferramenta de débito automático pode auxiliar a evitar esse tipo de problema muito comum que é o esquecimento de quitação dos débitos. Manter as contas da sua empresa em dia e respeitar os prazos de vencimento é uma das maneiras mais assertivas para cultivar a pontuação de crédito positiva.

3 – Atualize os dados da sua empresa na Serasa Experian: não esqueça de sempre atualizar os dados cadastrais de seu negócio no banco de informações da companhia e no Cadastro Positivo.

4 – Separe contas pessoais das contas da sua empresa: para garantir a saúde dos negócios é fundamental que o controle financeiro pessoal esteja totalmente separado do empresarial, pois mantê-los juntos pode trazer diversos riscos à gestão econômica da empresa como, por exemplo, o gasto de dinheiro indevido, problemas fiscais e de planejamento financeiro. Uma boa dica é a criação e gestão de contas bancárias separadas, uma para pessoa física e outra jurídica.

Metodologia

Para o levantamento do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil, bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian.

Total
0
Shares
Anterior
Médico paga mais imposto se não emite a nota mais benéfica
Médico paga mais imposto se não emite a nota mais benéfica / Foto: Mart Production / Pexels

Médico paga mais imposto se não emite a nota mais benéfica

Especialista alerta que cada caso precisa ser estudado individualmente

Próximo
Aprendizagem + ciência: por que cada vez mais empresas apostam no microlearning
Aprendizagem + ciência: por que cada vez mais empresas apostam no microlearning / Foto: Christina Morillo / Pexels

Aprendizagem + ciência: por que cada vez mais empresas apostam no microlearning

Diversos estudos sobre como os adultos aprendem têm sido conduzidos ao longo das

Veja também