Em julho de 2022 o volume de vendas no comércio varejista nacional caiu 0,8% frente a junho, na série com ajuste sazonal. A média móvel trimestral foi de 0,9%. O acumulado no ano está em 0,4% e o dos últimos 12 meses, em-1,8%.
Período | Varejo (%) | Varejo Ampliado (%) | ||
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Volume de vendas | Receita nominal | Volume de vendas | Receita nominal | |
Julho / Junho* | -0,8 | -1,6 | -0,7 | -0,1 |
Média móvel trimestral* | -0,9 | -0,4 | -0,9 | 0,2 |
Julho 2022 / Julho 2021 | -5,2 | 10,3 | -6,8 | 7,8 |
Acumulado 2022 | 0,4 | 15,9 | -0,8 | 14,6 |
Acumulado 12 meses | -1,8 | 12,7 | -1,9 | 13,0 |
*Série COM ajuste sazonal |
No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, o volume de vendas caiu 0,7% frente a junho. A média móvel trimestral recuou 0,9% no trimestre encerrado em julho.
O volume de vendas frente a julho de 2021 caiu 6,8%. O acumulado no ano foi está em -0,8% e o dos 12 meses chegou a -1,9%.
Sete das oito atividades tiveram taxas negativas, na série com ajuste sazonal
Em julho, na série com ajuste sazonal, houve taxas negativas em sete das oito atividades pesquisadas: Tecidos, vestuário e calçados (-17,1%), Móveis e eletrodomésticos (-3,0%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-2,0%), Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-1,5%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-1,4%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,6%), e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,5%). Apenas a atividade de Combustíveis e lubrificantes (12,2%) mostrou crescimento.
No comércio varejista ampliado, ambas os setores tiveram queda: Veículos e motos, partes e peças (-2,7%) e Material de construção (-2,0%).
VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES: Julho 2022 – Brasil | ||||||||
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ATIVIDADES | MÊS/MÊS ANTERIOR (1) | MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR | ACUMULADO | |||||
Taxa de Variação (%) | Taxa de Variação (%) | Taxa de Variação (%) | ||||||
MAI | JUN | JUL | MAI | JUN | JUL | NO ANO | 12 MESES | |
COMÉRCIO VAREJISTA (2) | -0,5 | -1,4 | -0,8 | -0,2 | -0,1 | -5,2 | 0,4 | -1,8 |
1 – Combustíveis e lubrificantes | 2,1 | -0,9 | 12,2 | 7,2 | 8,0 | 17,4 | 7,0 | 1,9 |
2 – Hiper, supermercados, prods. alimentícios, bebidas e fumo | 1,0 | -0,1 | -0,6 | -0,5 | 2,2 | -0,1 | 0,4 | -0,9 |
2.1 – Super e hipermercados | 1,9 | 0,0 | -0,8 | -0,6 | 2,2 | -0,1 | 0,2 | -1,0 |
3 – Tecidos, vest. e calçados | 3,9 | -5,7 | -17,1 | 8,5 | 2,2 | -16,2 | 11,0 | 4,8 |
4 – Móveis e eletrodomésticos | -3,4 | -1,5 | -3,0 | -12,5 | -14,7 | -14,6 | -10,1 | -15,3 |
4.1 – Móveis | – | – | – | -9,3 | -17,4 | -17,3 | -8,6 | -12,1 |
4.2 – Eletrodomésticos | – | – | – | -14,5 | -14,0 | -13,7 | -11,2 | -16,9 |
5 – Artigos farmacêuticos, med., ortop. e de perfumaria | 3,9 | -0,2 | -1,4 | 9,3 | 9,0 | 4,0 | 7,5 | 6,1 |
6 – Livros, jornais, rev. e papelaria | 4,8 | -3,6 | -2,0 | 25,8 | 2,7 | 11,2 | 17,4 | 7,2 |
7 – Equip. e mat. para escritório, informática e comunicação | 1,8 | -1,7 | -1,5 | 2,1 | 1,9 | -0,4 | 0,6 | -3,8 |
8 – Outros arts. de uso pessoal e doméstico | -2,6 | -1,4 | -0,5 | -7,2 | -11,4 | -28,7 | -7,5 | -6,2 |
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) | 0,5 | -2,5 | -0,7 | -0,7 | -3,0 | -6,8 | -0,8 | -1,9 |
9 – Veículos e motos, partes e peças | -0,5 | -4,6 | -2,7 | 0,8 | -7,1 | -8,5 | -1,0 | 0,8 |
10- Material de construção | -1,5 | -1,5 | -2,0 | -7,7 | -12,0 | -13,7 | -8,3 | -8,5 |
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. (1) Séries com ajuste sazonal. (2) O indicador do comércio varejista é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 8. (3) O indicador do comércio varejista ampliado é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 10. |
Recuo frente a julho de 2021 foi de 5,2%, com queda em cinco das oito atividades
Na comparação com julho de 2021, o comércio varejista recuou 5,2%, com taxas negativas em cinco das oito atividades: Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-28,7%), Tecidos, vestuário e calçados (-16,2%), Móveis e eletrodomésticos (-14,6%), Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-0,4%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,1%).
Três atividades cresceram, nesta comparação: Combustíveis e lubrificantes (17,4%), Livros, jornais, revistas e papelaria (11,2%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (4,0%).
No comércio varejista ampliado, Veículos e motos, partes e peças, e Material de construção recuaram frente a julho de 2021 (-8,5% e -13,7% respectivamente).
RECEITA NOMINAL DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES: Julho 2022 – Brasil | ||||||||
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ATIVIDADES | MÊS/MÊS ANTERIOR (1) | MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR | ACUMULADO | |||||
Taxa de Variação (%) | Taxa de Variação (%) | Taxa de Variação (%) | ||||||
MAI | JUN | JUL | MAI | JUN | JUL | NO ANO | 12 MESES | |
COMÉRCIO VAREJISTA (2) | -0,2 | 0,5 | -1,6 | 17,0 | 17,3 | 10,3 | 15,9 | 12,7 |
1 – Combustíveis e lubrificantes | 4,2 | -0,4 | -3,4 | 38,6 | 36,8 | 26,3 | 37,1 | 37,6 |
2 – Hiper, supermercados, prods. alimentícios, bebidas e fumo | 3,6 | 1,1 | 0,8 | 15,3 | 19,0 | 17,0 | 14,4 | 11,7 |
2.1 – Super e hipermercados | 3,4 | 1,4 | 0,8 | 14,8 | 18,6 | 16,5 | 13,9 | 11,4 |
3 – Tecidos, vest. e calçados | 10,5 | -8,2 | -4,3 | 26,0 | 19,1 | -2,6 | 26,8 | 16,9 |
4 – Móveis e eletrodomésticos | -3,4 | -0,5 | -3,4 | 0,0 | -3,4 | -4,1 | 2,1 | -4,2 |
4.1 – Móveis | – | – | – | 4,8 | -3,7 | -3,3 | 5,2 | 0,3 |
4.2 – Eletrodomésticos | – | – | – | -2,0 | -3,3 | -4,5 | 0,9 | -6,0 |
5 – Artigos farmacêuticos, med., ortop. e de perfumaria | 4,9 | 0,5 | -0,7 | 22,8 | 23,1 | 18,8 | 18,6 | 14,6 |
6 – Livros, jornais, rev. e papelaria | 21,2 | -2,1 | -3,1 | 34,8 | 9,7 | 17,7 | 24,4 | 12,8 |
7 – Equip. e mat. para escritório, informática e comunicação | 1,1 | 1,8 | -3,7 | 7,6 | 6,4 | 1,6 | 4,2 | -0,9 |
8 – Outros arts. de uso pessoal e doméstico | -1,9 | -0,6 | 0,5 | 5,4 | 0,7 | -18,9 | 4,4 | 4,8 |
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) | 1,8 | -1,1 | -0,1 | 15,9 | 13,7 | 7,8 | 14,6 | 13,0 |
9 – Veículos e motos, partes e peças | 0,6 | -3,6 | -2,4 | 17,7 | 8,6 | 5,8 | 15,5 | 17,0 |
10- Material de construção | 0,0 | -1,3 | -1,0 | 5,7 | 0,1 | -4,0 | 4,8 | 7,8 |
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. (1) Séries com ajuste sazonal. |
A atividade Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba lojas de departamentos, óticas, joalherias, artigos esportivos, brinquedos, etc., apresentou queda de 28,7% frente a julho de 2021, a terceira consecutiva e maior contribuição na composição da taxa (-4,5 p.p. no total de -5,2%). Até julho o setor acumula queda de 7,5%, frente ao mesmo período de 2021, intensificando ritmo de perda desde maio (-2,8% em junho e -0,9% em maio). O acumulado nos últimos doze meses foi de -0,8% até junho para -6,2% em julho.
O setor de Tecidos, vestuário e calçados, na comparação interanual, caiu 16,2% frente a julho de 2021, primeiro resultado negativo desde dezembro de 2021 (-1,0%). A atividade deu a terceira maior contribuição para este indicador, contribuindo com -1,3 p.p. no total de -5,2%. O acumulado no ano foi de 11,0%, e o dos últimos dozes meses, de 4,8%.
O grupo Móveis e eletrodomésticos apresentou queda de 14,6% frente a julho de 2021, quarto resultado consecutivo no campo negativo e segunda maior influência no indicador interanual para o varejo (-1,4 p.p. no total de -5,2%). O acumulado no ano, ao passar de -9,3% até junho para -10,1% em julho, intensifica do ritmo de perdas. O acumulado nos últimos doze meses (-15,3%) encontra-se próximo ao registrado até junho (-15,0%).
A atividade de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação apresentou variação de -0,4% frente a julho de 2021, primeiro resultado no campo negativo após dois meses de crescimento no volume de vendas. No indicador acumulado do ano, o setor vem registrando resultados similares nos últimos meses: 0,5% até maio, 0,7% até junho e 0,6% até julho de 2022, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Nos últimos dozes meses, o valor de -3,8% até julho representa o quarto negativo consecutivo.
O grupamento de Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo variou -0,1% nas vendas frente a julho de 2021, contra aumento de 2,2% em junho de 2022 frente a junho de 2021. No acumulado no ano, os últimos quatro meses indicam estabilidade no ritmo de crescimento: 0,4% até abril, 0,2% até maio, 0,5% até junho e 0,4% até julho. O acumulado dos últimos 12 meses está em -0,9% até julho.
O setor de Livros, jornais, revistas e papelaria cresceu 11,2% frente a julho de 2021, terceiro consecutivo e o sexto no ano de 2022 dentre os sete apurados até julho (abril foi o único a registrar queda: -0,9%). No ano o setor vem acumulando 17,4% de ganho em relação ao mesmo período do ano anterior. Em doze meses, o crescimento é de 7,2%, maior valor, para este indicador, deste março de 2022, quando registrou 9,7%.
A atividade de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria apresentou aumento de 4,0% no volume de vendas frente a julho de 2021, alcançando o nono mês consecutivo a registrar crescimento (outubro de 2021 apresentou -0,2% em relação a outubro de 2020). O setor exerceu a segunda maior influência no campo positivo para o indicador interanual (0,4 p.p. de um total de -5,2%). No ano, até julho, o ganho ficou 7,5% acima do mesmo período de 2021 e em doze meses o resultado foi positivo em 6,1%.
O grupamento de Combustíveis e lubrificantes subiu 17,4% frente a julho de 2021 quinto mês consecutivo a registrar variações no campo positivo. O mês de julho também foi influenciado pela queda nos preços dos combustíveis – cabe lembrar que no IPCA, o item Combustíveis teve queda de 14,15% na passagem de junho para julho de 2022.
Com isso, o setor exerceu a maior influência positiva no mês: 1,6 p.p. do total de -5,2% para o indicador interanual. O acumulado no ano, ao passar de 5,1% até junho para 7,0% no mês de referência, a atividade mostra crescimento de ritmo de vendas. O mesmo se dá para o acumulado nos últimos doze meses que, ao passar de 0,9% até junho para de 1,9% em julho, mostra aumento de intensidade de crescimento.
O volume de vendas de Veículos e motos, partes e peças caiu 8,5% nas vendas frente a julho de 2021, a segunda seguida (-7,1% em junho de 2021). Com isso, o acumulado do ano foi de -1,0%, primeiro valor negativo desde fevereiro de 2021 (-10,0%). Nos últimos dozes meses, o acumulado foi 0,8%, menor valor desde abril de 2021 (-3,7%).
O grupo de Material de construção caiu 13,7% frente a julho de 2021, a quarta consecutiva (-9,9% em abril, -7,7% em maio e -12,0% em junho). O acumulado no ano, ao passar de -7,4% até junho para -8,3% no mês de referência, a atividade intensifico ritmo de queda, mesma trajetória do acumulado de 12 meses: -7,7% até junho e -8,5% até julho.
Vendas têm queda em 20 UFs na comparação com junho
Na série com ajuste sazonal, houve resultados negativos em 20 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Bahia (-3,1%), Rio de Janeiro (-3,1%) e Maranhão (-2,8%). Por outro lado, pressionando positivamente, figuram 7 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Mato Grosso (3,5%), Paraná (1,7%) e Amapá (1,5%).
Nessa mesma comparação, no varejo ampliado, houve resultados negativos em 23 das 27 UFs, com destaque para Sergipe (-5,7%), Rondônia (-5,3%) e Tocantins (-4,2%). Por outro lado, as taxas positivas foram no Espírito Santo (0,8%), Paraíba (0,7%) e Amapá (0,1%).
Frente a julho de 2021, a variação das vendas no comércio varejista foi de -5,2% com resultados negativos em 20 das 27 UFs, com destaque para: Rondônia (-24,1%), Tocantins (-11,4%) e Acre (-11,3%). Por outro lado, pressionando positivamente, figuram sete UFs, com destaque para Roraima (10,1%), Alagoas (5,8%) e Ceará (2,5%).
Já no comércio varejista ampliado, a variação ante julho de 2021 foi de -6,8% com resultados negativos em 26 das 27 UFs, com destaque para: Pernambuco (-14,0%), Bahia (-13,9%) e Rondônia (-12,9%). Houve alta apenas em Roraima (1,5%).