Banco quer levar a parceria com a fintech para atender empresas no maior mercado consumidor do mundo
O Banco Inter está fazendo movimentos para reforçar sua presença no mercado internacional, e uma parceria estratégica com a Monkey, plataforma líder em antecipação de recebíveis para empresas que buscam soluções financeiras de notas fiscais e cartão de crédito, está impulsionando esse avanço. O Inter se destacou como uma das principais instituições financeiras do mercado, especialmente após sua migração para a Nasdaq, em 2022, que abriu as portas para mais de 1,8 milhão de clientes acessarem o mercado americano por meio do aplicativo do banco.
Agora, o Inter está prestes a dar mais um passo importante na sua expansão nos Estados Unidos, estendendo seus serviços para empresas, não se limitando apenas a clientes individuais. A estratégia é replicar nos EUA o modelo bem-sucedido de antecipação de recebíveis para fornecedores de grandes empresas, algo que já movimentou impressionantes R$ 10 bilhões no Brasil em parceria com a fintech Monkey, o maior marketplace de recebíveis da América Latina.
A estratégia do Inter é se tornar um importante ativo em supply chain finance – gestão dos fluxos financeiros envolvidos na cadeia de suprimentos, tanto para obtenção de recursos e redução da necessidade de capital de giro quanto aumento do mesmo -, nos próximos anos nos Estados Unidos. “Estamos muito entusiasmados com o início da nossa plataforma internacional, com foco em antecipação de recebíveis para grandes empresas. A combinação de excelente atendimento ao cliente com uma abordagem tecnológica e disruptiva torna a Monkey uma parceira valiosa para o Inter. Desde 2017, temos trabalhado juntos para consolidar vários portais de antecipação de recebíveis para grandes empresas, e nossa expectativa é replicar esse sucesso nos EUA”, afirma Felipe Flecha, superintendente do Inter.
Além disso, algumas das maiores empresas brasileiras que já são clientes da Monkey mantêm operações significativas nos Estados Unidos, o que abre a possibilidade de estender essa parceria para antecipações de recebíveis no exterior. Aproximadamente, metade dos clientes da Monkey atua no mercado americano, e a fintech já está integrada aos seus sistemas de gestão, o que facilita a internacionalização de suas operações
Gustavo Medeiros, CEO da Monkey, enfatiza a importância estratégica dessa parceria nos Estados Unidos, uma vez que o Banco Inter e a fintech já estão alinhados e a quantidade de negócios entre o banco e seus clientes é significativa. “Para os clientes, faz todo sentido contar com esses recursos nos EUA da mesma forma que têm no Brasil, ou seja, de maneira ágil e competitiva.”