“Acelerar nas pistas é esporte. Nas ruas, nem pensar” vai ao ar durante a primeira quinzena de novembro; foco é reduzir sinistros de trânsito por velocidade
A realização do Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1, de 3 a 5 de novembro, virou tema da nova campanha publicitária de prevenção do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Desta vez, a mensagem é baseada no uso da velocidade somente em locais apropriados e com a devida segurança. As peças adotam o mote “Acelerar nas pistas é esporte. Nas ruas nem pensar” e trazem os pilotos Rubinho Barrichello e seu filho, Fefo Barrichello, para enfatizarem a mensagem de segurança. O intuito da campanha é mostrar que a velocidade, quando utilizada em local apropriado, é considerada esporte; mas que, nas ruas, torna-se uma ameaça para todos.
Promovida pelo órgão de trânsito paulista, a campanha educativa foi desenvolvida com a verba proveniente do fundo de multas, criado para reversão do dinheiro arrecadado com infrações em conscientização para motoristas, resultando em vidas salvas e na redução de sinistros nas vias de São Paulo. Para transmitir essa mensagem, Rubinho Barrichello aparece dirigindo em diferentes momentos na capital paulista. Fefo, que acabou de completar 18 anos, diz que levará os ensinamentos do pai das pistas para as ruas, tomando todos os cuidados na direção.
“Ter o piloto profissional como personagem acaba desassociando a imagem de que ele sempre corre e, assim, esse personagem acaba ocupando papéis diferentes, a depender do contexto. Na vida fora das pistas, ele é um cidadão comum e respeita os limites de velocidade”, comenta Eduardo Aggio, diretor-presidente do Detran-SP.
Criada pela agência Babel, a campanha vai ao ar durante toda a primeira quinzena de novembro, tendo como alvo prioritário o público jovem e masculino, com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e evitar condutas de risco. O Detran-SP acredita que a iniciativa desempenha um papel significativo na sensibilização do público e na promoção da segurança no trânsito. As peças serão veiculadas na televisão, na internet e em mobiliário urbano, visando atingir uma ampla parcela da população durante este período. O filme está disponível neste link.
Foco constante na conscientização
Desde fevereiro, o Governo de São Paulo, por meio da nova gestão do Detran-SP, promove campanhas educativas com o intuito de conscientização para a diminuição de sinistros, seja no trânsito das cidades ou nas estradas. No Carnaval, a mistura fatal entre álcool e direção foi enfatizada. O mote adotado foi “Palavras mentem. Números, não” para o slogan “Neste Carnaval, não dê desculpas. Se beber, nem pense em dirigir”. As peças demonstravam que não cabem desculpas esfarrapadas para justificar o injustificável, como a direção combinada ao álcool, pois ninguém está imune a tragédias.
Para a Semana Santa, em abril, o respeito aos limites de velocidade e manutenção prévia dos veículos foram as principais tônicas da campanha “Escute quem você ama, viaje com segurança”, com o objetivo de conscientizar os condutores sobre o respeito do limite de velocidade e às leis de trânsito, assim como da atenção à manutenção dos veículos antes de pegar a estrada no período do feriado. Já em maio, o foco da campanha sobre o Maio Amarelo foi “No trânsito, respeite a sua vida e a dos outros”, com o intuito de promover a reflexão diante de relatos reais de quem teve sua trajetória impactada por ocorrências no trânsito.
Nas férias de julho, o órgão estadual utilizou-se do humor para enfatizar a importância de ações que podem parecer corriqueiras – como usar o cinto de segurança também no banco de trás, guardar o celular enquanto estiver dirigindo e evitar a soma de álcool e direção -, mas que são condutas indispensáveis, especialmente nos períodos com maior movimento do ano, tanto nas estradas quanto nos municípios visitados por turistas. Só a partir de cuidados e respeito às leis de trânsito pelos motoristas é que a “morte” pode tirar férias.
Durante a 68ª edição da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, finalizada no último final de semana de agosto, o Detran-SP promoveu a campanha com foco na região “Alô, galera de cowboy. Alô, galera de peão: quem gosta de rodeio não mistura álcool e direção”, baseada em versão de uma das mais conhecidas canções sertanejas. Foram promovidas entrega de material educativo, operação de conscientização e veiculação de cartazes e jingle em veículos locais e nas imediações do evento. A abordagem indicava a escolha do “motorista da rodada”, pessoa responsável por dirigir para quem estiver bebendo, evitando sinistros de trânsito causados pelo consumo de álcool.
Também em agosto, a autarquia lançou a campanha “Detran Festival: é show respeitar a vida no trânsito”, com objetivo de conscientizar sobre direção segura e alertar sobre a importância de não dirigir sob a influência de álcool e da escolha de alternativas de transporte público seguras, como o metrô e o trem, quando se faz a ingestão de bebidas alcoólicas. Para o período, um trem da linha Verde do Metrô e outro da Esmeralda da CPTM foram adesivados, ventarolas foram distribuídas em operação de fiscalização e estações do metrô, além de profissionais do Detran-SP terem realizado testes de bafômetro como medida educativa durante o festival.
Para a Semana Nacional de Trânsito, a campanha apresentou o mote “A vida está sempre em trânsito. No trânsito, escolha a vida”, com a proposta de conscientização da população de que, em momentos diferentes, todos podem assumir papéis diversos no trânsito, de motoristas, condutores, passageiros ou pedestres. Então, a lei é priorizar o respeito à vida.