Com 27 unidades inauguradas, marca registrou faturamento anual de R$ 815 milhões em 2024
A Embracon, uma das maiores administradoras independentes de consórcios do Brasil, tem mostrado um crescimento expressivo em sua operação no formato de franquias. Em 2024, as franquias da Embracon geraram um volume de vendas de R$ 815 milhões. Atualmente, a empresa conta com 27 franquias inauguradas, 60 contratos assinados e outras 13 unidades em implantação. O objetivo é alcançar 100 franquias em operação até 2025, um marco estratégico que reafirma o compromisso da Embracon com uma expansão estruturada e sustentável.
A força da marca é evidenciada pela rápida expansão das franquias, que já alcançam diversas regiões do Brasil. O projeto foi lançado em 2023. Em Minas Gerais e São Paulo, franqueados com visão estratégica e sucesso nas operações estão indo além, abrindo novas unidades e consolidando a marca em suas regiões. Entre os destaques estão:
Em Minas Gerais, Leonardo Pereira, empreendedor das unidades de Contagem e Betim; e Janaina Ferreira, empreendedora das unidades de Belo Horizonte e Lagoa da Prata. Em São Paulo, Marcos Tanjoni, empreendedor das unidades de São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul; e Eduardo Dossi, empreendedor das unidades de Sumaré e Santa Bárbara d’Oeste.
No Estado do Rio de Janeiro, a Embracon está expandindo sua atuação com a aprovação de cinco novas franquias. As cidades contempladas são Niterói, Santo Antônio de Pádua, Macaé, Nova Friburgo e na capital, com uma unidade localizada na Barra da Tijuca.
A expansão é um dos maiores desafios para a Embracon, que busca garantir a manutenção da excelência no atendimento aos franqueados e clientes. Para isso, a empresa investe em equipes experientes no setor, programas de treinamento contínuo e na construção de uma rede de suporte robusta. Fábio Prado, diretor de Franquias da Embracon, destaca: “Nossa estratégia é alcançar, em três anos, o número de filiais que levamos 35 anos para atingir. Esse objetivo ambicioso demonstra o compromisso da Embracon em construir uma rede sólida, alinhada aos valores da marca”.
Com investimento inicial de R$ 100 mil e pagamento de royalties por parte do franqueado, a empresa prevê um faturamento mensal mínimo de R$ 3 milhões. “A vantagem é ser um serviço que tem baixa complexidade e investimento inicial, além da comissão que é 3 vezes maior do que é pago atualmente no segmento”, explica. “O segmento ainda promove segurança ao negócio uma vez que é fiscalizado e autorizado pelo Banco Central do Brasil, além de ter a solução oferecida regida pela Lei 11.795”.
O investimento dos franqueados reflete a confiança no modelo de negócio da Embracon, que oferece uma base sólida para o crescimento e expansão no Brasil. Com um modelo de franchising estruturado, a Embracon continua atraindo investidores com visão de longo prazo, que apostam no potencial de expansão e no sucesso da marca.
Segundo Luís Toscano, vice-presidente de Negócios, a franqueadora faz parte da estratégia de ampliar a capilaridade nacional da marca, por filiais próprias ou parcerias. “Estamos confiantes na ampliação deste canal por conta das vantagens econômicas e financeiras oferecidas ao franqueado. A Embracon trabalha com multicanais de vendas para oferecer os seus produtos e possui cerca de 100 filiais próprias, mais de 600 parceiros de negócios considerando varejistas e institucionais, com bancos de montadoras, cooperativas, bancos estaduais, empresas de máquinas agrícolas, entre outras. Esse é o melhor momento para o investidor adquirir uma franquia de consórcio, por conta da evolução do segmento e as vantagens de trabalhar com a Embracon, uma marca referência nacional no sistema de Consórcios”, avalia o vice-presidente.
Raio-x da franquia:
Nome: Embracon
Segmento: Consórcio de imóveis, automóveis, pesados e serviços
Investimento inicial: R$ 100 mil
Faturamento médio mensal: R$ 3 milhões
Margem de lucro: 3,50% líquido
Prazo de retorno: 9 meses