Confira artigo de André Katz, Gerente de Soluções em Talento para a Aon no Brasil
O Employee Value Proposition (EVP) é um conjunto de benefícios e valores, derivados da estratégia de pessoas, que uma empresa oferece aos seus colaboradores em troca de suas competências, compromisso e desempenho. Em outras palavras, é a soma dos atributos que sustentam a estratégia de pessoas de uma companhia e que, por sua vez, viabilizam a estratégia de negócios. Neste sentido, o EVP inclui não apenas a remuneração financeira, mas também aspectos como o ambiente de trabalho, oportunidades de desenvolvimento e crescimento, reconhecimento, equilíbrio entre vida profissional e pessoal, e a cultura organizacional.
Movida por propósito, qualidade de vida, saúde mental e bem-estar, a Geração Z tem mostrado uma abordagem cada vez mais questionadora. Fortemente influenciados pela tecnologia e com valores diferentes das gerações anteriores, esses profissionais têm impulsionado mudanças significativas no mercado de trabalho, além de aumentar a prática de tendências antes menos frequentes – entre as mais marcantes estão os chamados quiet quitting e o revenge quitting.
O termo quiet quitting (ou demissão silenciosa, em português), ainda que pareça ter relação com a decisão de sair da empresa, refere-se, na verdade, ao fenômeno onde os colaboradores cumprem apenas as responsabilidades mínimas de seus cargos, sem se envolverem além do necessário. Esta atitude é muitas vezes uma resposta à falta de satisfação ou reconhecimento no trabalho. Já o revenge quitting (ou demissão por vingança) ocorre quando colaboradores decidem sair da empresa como forma de protesto contra más condições de trabalho ou gestão inadequada.
Além disso, outra tendência que tem surgido entre essa geração é a de “microaposentadorias”, que se refere à prática de tirar pequenas pausas ao longo da carreira para evitar burnout e manter a saúde mental; a desconexão digital fora do horário laboral; mais flexibilidade no trabalho, preferindo ambientes que oferecem oportunidades remotas e/ou com horários flexíveis; valorização da sustentabilidade e da responsabilidade social corporativa e promoção da diversidade e inclusão. Além disso, colaboradores da Geração Z preferem trabalhar para companhias que são transparentes e autênticas em suas comunicações e ações.
Nesse sentido e para que seja eficaz, é fundamental que o EVP esteja conectado às distintas demandas geracionais, funcionando como um facilitador da estratégia de pessoas e de negócios das organizações. Independentemente do mercado de atuação, colaboradores que se sentem valorizados e conectados com a missão e os valores da empresa tendem a ser mais produtivos, e o correto alinhamento dos elementos de um EVP pode criar um ambiente de trabalho positivo, que incentiva a alta performance e a inovação.
A implantação de uma proposta de valor para o colaborador é uma iniciativa crucial para as empresas que desejam se destacar no mercado de trabalho atual. Aplicá-lo da forma correta não só assegura a execução de uma estratégia de pessoas alinhada à estratégia de negócios, mas também promove um ambiente de trabalho positivo e produtivo, ampliando a conexão intergeracional, além de estimular o engajamento e o sentido de pertencimento.