Malu Lira começou a escrever aos 11 e hoje transforma o ensino sobre dinheiro com projetos e empresas que alcançam milhares de crianças e adolescentes
Maria Luiza Lira, conhecida nas redes sociais e no mundo do empreendedorismo como Malu Finanças, surpreende com a sua atuação na educação financeira para crianças e adolescentes, e já pode ser considerada uma das empreendedoras mais jovens do país. Aos 14 anos, a amazonense é responsável por transformar a forma como jovens aprendem a lidar com dinheiro, impactando diretamente a vida de milhares de pessoas.
A trajetória de Malu começa cedo. Inspirada ao observar o papel do dinheiro para termos uma boa vida e pelos conselhos sobre consumo consciente vindo de seus pais, quando a jovem se mudou para Manaus e começou ter acesso a internet ela buscou em vídeos educativos no YouTube e em livros os conhecimentos que precisava para aprender a controlar o seu dinheiro desde cedo, o que a levaria um tempo depois a começar a criar conteúdos para explicar sobre finanças para outras crianças nas redes sociais e a publicar o seu primeiro livro aos 11 anos. A obra “Finanças para Crianças Além da Mesada” foi o primeiro de uma série de livros que apresenta conceitos financeiros de maneira simples e divertida para trazer este universo do dinheiro para a criançada. O sucesso do livro foi o ponto de partida para o projeto “Malu Finanças na Escola”, onde suas obras são levadas para trabalhar educação financeira e causar transformação dentro da sala de aula e que já alcança mais de 100 escolas em diversos lugares do Brasil.
“O projeto tem como objetivo ensinar crianças e adolescentes a gerenciar suas finanças, além de envolver pais e professores nesse aprendizado. Acredito que começar cedo é essencial para prevenir problemas financeiros no futuro e, sem dúvida, a educação financeira é uma forma de ter mais liberdade. Se a gente aprende desde cedo, dá pra evitar as armadilhas financeiras e ainda realizar nossos sonhos com segurança”, afirma Malu.
Além do projeto nas escolas, Malu fundou duas empresas. A primeira é uma editora especializada em publicações de educação financeira para crianças e instituições de ensino. A segunda é focada em criar programas e materiais didáticos para escolas que desejam incorporar o tema de forma contínua. Ela aposta em formatos variados, como livros, vídeos, contação de histórias e projetos sociais, para tornar o aprendizado mais dinâmico e acessível.
A empreendedora mais jovem do país defende que educação financeira não é apenas poupar ou investir. Para ela, o dinheiro é uma ferramenta para concretizar objetivos e sonhos, e ter acesso a esse conhecimento pode transformar vidas. Sua abordagem prática e direta atrai não apenas crianças, mas também adultos, que veem no método dela uma oportunidade de saber como abordar isso com os pequenos e até uma inspiração para colocar em ordem as próprias finanças.
Com 15 livros publicados e mais de 400 mil exemplares vendidos, Malu segue expandindo seus projetos e empresas, mirando levar a educação financeira para cada vez mais escolas e lares no Brasil. Ela acredita que o conhecimento financeiro pode reduzir desigualdades sociais e abrir portas para um futuro mais equilibrado e com melhores oportunidades para todos.
“Eu quero que todo mundo, não importa onde esteja, aprenda a usar o dinheiro como um companheiro no caminho em direção aos sonhos que você quer alcançar. Sei que a educação e a educação financeira podem mudar vidas e é a chave para ajudar a construir um futuro com mais prosperidade para todo mundo”, conclui a jovem.