Batizada de Consorciopédia, agente de IA visa reduzir volume de dúvidas no atendimento e educar o consumidor sobre o mercado de consórcios, reforçando o posicionamento inovador da empresa no setor
A Evoy Consórcios vem se consolidando como referência no setor de consórcios no país. Logo após completar 4 anos no mercado, a empresa anuncia o lançamento da Consorciopédia, agente de inteligência artificial que tem como objetivo transformar a experiência do cliente, garantindo um atendimento mais compreensível, acessível e humano ao oferecer respostas personalizadas alinhadas com o momento da jornada do cliente, com linguagem simples e direta e com conteúdo baseado em dúvidas reais.
Voltada para educação financeira, atendimento e apoio comercial, a ferramenta estreia como um canal inovador de informação sobre consórcios, com linguagem acessível e adaptada à realidade do público brasileiro. Disponível via WhatsApp, pelo site oficial da Evoy e, até o final de outubro, também pelo aplicativo da empresa, a Consorciopédia funciona como um centro de conhecimento interativo. A IA, batizada de Ivy, responde de forma clara e personalizada às principais dúvidas sobre o sistema – desde regras de lance e contemplação até o reajuste de parcelas e transferência de cotas.
O conteúdo foi estruturado a partir de uma intensa pesquisa e documentação feita durante seis meses, não apenas garantindo relevância e precisão, mas a humanização, uma vez que a agente foi elaborada a partir de um compilado, feito por uma equipe especializada, com todos os tipos de informação necessárias para a ferramenta. Isso é especialmente importante no mercado de consórcios, em que muitas vezes a informação ainda é desencontrada. Então, essa equipe se debruçou na regulamentação e nas múltiplas possibilidades que o cliente poderia encontrar nesse vasto universo. O diferencial da Consorciopédia da Evoy é, portanto, o potencial informativo da ferramenta – desenvolvida por humanos para humanos.
A iniciativa visa não apenas aprimorar a jornada do cliente, mas também gerar ganhos expressivos de eficiência operacional. Com a implementação da IA, a Evoy projeta uma redução de até 45% no volume de contatos na central de atendimento para dúvidas rápidas e um aumento de 40% na eficiência das equipes de atendimento ativo e receptivo. Além disso, a expectativa é reduzir o tempo médio de espera em canais digitais pela metade, caindo de 12 para 6 minutos.
“A Consorciopédia nasce para quebrar uma barreira de conhecimento. Queremos democratizar o acesso ao consórcio, que é uma ferramenta poderosa de planejamento financeiro, mas que ainda gera muitas dúvidas”, explica Jonathans Gomes de Lima, CTO da Evoy Consórcios. “Nossa tecnologia não oferece respostas genéricas; ela aprende com cada interação para entregar orientação, segurança e autonomia ao cliente. Esses ganhos não apenas melhoram a experiência do cliente, mas também reforçam o papel da empresa como agente de educação financeira no país, promovendo o consórcio como uma alternativa planejada e acessível para aquisição de bens e serviços”, reforça o executivo.
Desenvolvida ao longo de cinco meses, com tecnologia de inteligência artificial adaptável, a Consorciopédia personaliza a comunicação com base no perfil e na etapa da jornada de cada usuário. A próxima fase do projeto já prevê a incorporação de interações por voz, tornando a experiência ainda mais intuitiva, e, com a evolução da autonomia da agente de IA, o objetivo é incluir, entre suas funções, a análise de sentimentos e comportamentos dos clientes com a finalidade de antecipar suas dúvidas e necessidades.
Desde o ano passado, a Evoy investiu cerca de R$ 2.5 milhões em iniciativas tecnológicas, o que inclui a criação da agente de IA. A concepção da plataforma demonstra o compromisso da Evoy em liderar a modernização do setor. “Não estamos apenas lançando uma ferramenta, estamos redefinindo o padrão de relacionamento com o cliente no nosso segmento”, afirma Marcelo Lucindo, CEO e fundador da Evoy Consórcios. “A inovação só tem valor quando gera uma experiência mais humana e acessível. A Consorciopédia é a prova de que é possível unir tecnologia de ponta com empatia para escalar um atendimento de excelência e fortalecer a confiança do consumidor”, finaliza.