Companhia tem desenvolvido ações com foco em diversidade
Em meio ao mês da Consciência Negra, a Brasilcap, empresa do ramo de capitalização da BB Seguros, anuncia a decisão de se tornar signatária do Pacto de Promoção da Equidade Racial, iniciativa que propõe implementar um protocolo de governança ambiental, social e corporativa que considere a questão racial. O objetivo do pacto é trazer o tema para o centro do debate econômico brasileiro, de forma a contemplar ações afirmativas que estimulem uma maior equidade racial no mercado de trabalho.
Este anúncio ocorre em meio à Semana da Consciência Negra promovida pela companhia, com ações e eventos dedicados ao tema, nos dias 13 e 14 de novembro.
Enquanto palestras virtuais ocorrerão no dia 14, a solenidade de assinatura e adesão à iniciativa acontecerá um dia antes, no dia 13, em Brasília (DF), no Edifício Banco do Brasil, com as presenças do presidente da Brasilcap, Antonio Carlos Teixeira Filho, do superintendente geral da BB Seguros, Gustavo Henrique Borges de Oliveira, do diretor executivo do Pacto, Guibson Torres, e do gerente executivo de Sustentabilidade e Comunicação na Brasilcap, Ernandes Macário.
O presidente da companhia, Antonio Carlos Teixeira Filho, celebra os avanços da empresa em busca de contemplar cada vez mais a diversidade. “Esta é mais uma ação que atende ao aspecto da Diversidade, valor institucional adotado pela Brasilcap em 2022. Estamos em constante evolução, formulando ações de equidade racial, oferecendo às nossas equipes letramento racial e considerando a necessidade de ampliar as oportunidades de desenvolvimento profissional de forma equânime”, afirma o presidente.
“Este é mais um importante passo para a companhia, em apoio ao esforço de ampliação da representatividade e bem-estar físico e emocional, com a promoção da diversidade e inclusão no ambiente corporativo”, complementa Teixeira Filho.
Gerente Executivo de Sustentabilidade e Comunicação na companhia, Ernandes Macário analisa a necessidade histórica de implementação de políticas públicas com foco na equidade racial. “Nos últimos cinco séculos, uma das heranças mais contundentes perante as questões de raça, no Brasil, é a imposição da negação de espaço. O desafio é romper as muralhas que impedem a efetivação de pessoas negras, igualmente qualificadas, a revelarem seus talentos e atraírem outros tantos a ocuparem as mais diversas áreas do universo profissional”, avalia.
“Por todo este histórico, existe a necessidade da criação de políticas empresariais que possam pensar diariamente como erradicar o racismo estrutural também no mundo corporativo. Em resposta a esta necessidade, este ano a Brasilcap aprovou, em seu plano estratégico, um objetivo com foco na ampliação do número de mulheres e pessoas negras em cargos de liderança”, anuncia Macário.
A programação da semana contará ainda com palestras sobre a implementação de estratégias antirracistas mensuráveis no mercado, com a gerente de parcerias na área de Diversidade, Equidade e Inclusão da unidade ASG do Banco do Brasil, Eva Nascimento Menezes, e o especialista em Direitos Humanos e Diversidade, Equidade e Inclusão, também da unidade ASG do Banco do Brasil, Marcelo Ottoni; e sobre equidade racial no mercado de trabalho formal, com o assessor-chefe da Assessoria Especial de Promoção de Igualdade no Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, Ronaldo Barros. A Semana Negra Brasilcap também contempla o lançamento do curso ‘ESG e a Pauta Racial: Promoção de letramento’, aplicado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais.