Iniciativa Amigos da Natureza alcança mais de 90% dos restaurantes parceiros da plataforma
De acordo com levantamento do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o Brasil é o 4º país que mais gera resíduos plásticos no mundo. Das mais de 13 milhões de toneladas produzidas ao ano, somente 150 mil toneladas são recicladas. A maior parte dessa produção vai parar em aterros sanitários, lixões e oceanos. Daí a importância de medidas de redução de consumo para que não haja descarte incorreto e prejudicial ao meio ambiente.
A redução de plástico tem alcançado mais de 90% dos 300 mil restaurantes cadastrados na plataforma de delivery iFood. Juntos, os estabelecimentos evitam que uma média de 130 toneladas de plástico de uso único sejam descartados todos os meses, o que representa mais de 1,5 mil toneladas do material desperdiçado por ano. Além do combate ao acúmulo de lixo plástico desnecessário, os negócios parceiros reduzem a compra de insumos desse material e ganham em visibilidade no aplicativo.
Na plataforma, restaurantes que contribuem com o meio ambiente caracterizam-se como Amigo da Natureza. Ou seja, é aquele que não envia descartáveis ou apenas o faz quando for solicitado. Como parte da iniciativa, a adesão ao programa pelo parceiro é automática. Para os restaurantes que não enviam talheres plásticos de qualquer forma, o consumidor não é impactado com nenhuma mensagem. Já para os casos de restaurantes com envio opcional, pode-se escolher receber ou não tais itens.
O consumidor também já participa em peso deste movimento de conscientização: 80% dos clientes preferem a opção “sem talher descartável”, quando perguntados e, com isso, reduzem o impacto negativo do plástico desnecessário no meio ambiente. Desde a criação da campanha Amigos da Natureza, em junho de 2021, mais de 360 milhões pedidos foram entregues sem estes itens plásticos de uso único.
Compromisso público
Ciente dos impactos que a cadeia do delivery gera no meio ambiente, o iFood assumiu compromissos públicos com relação à redução de plásticos. Por meio de iniciativas que contam com a participação de parceiros e consumidores, até 2025 a companhia pretende reduzir em 50% a porcentagem de plástico no delivery e destinar todo o restante para reciclagem.
Entre as ações da companhia para atingir o objetivo, está o incentivo a iniciativas inovadoras focadas no desenvolvimento de embalagens sustentáveis para o delivery. A companhia também aderiu, em julho de 2021, ao compromisso #DeLivreDePlástico, organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Oceana, a maior organização não governamental sem fins lucrativos focada na proteção dos nossos oceanos.