Projetos de inteligência artificial otimizam operação, melhoram a experiência do cliente e reforçam posição da empresa como referência em tecnologia no setor de assistências
Tempo, referência nacional em assistências, conveniências e serviços especializados, consolida sua posição como referência em inovação no setor com a adoção estratégica de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning em toda a sua operação. A iniciativa, que já trouxe ganhos expressivos de produtividade e qualidade no atendimento, foi reconhecida pelo anuário IT Fórum 2025, que posicionou a empresa entre as 100 mais inovadoras do país.
Em agosto de 2024, a Tempo deu início à construção de uma estratégia estruturada de Inteligência Artificial, com o objetivo de transformar a experiência do cliente, a eficiência operacional e a tomada de decisão em toda a empresa. O resultado disso foram provas de conceitos que atestaram a estratégia. O próximo passo foi desenvolver os projetos: íCARO, Zoe, Sonic, AIDA e Octo através de IA, que em pouco tempo já se mostraram como uma importante transformação na experiência do cliente, além de otimizar processos internos, consolidando sua posição como líder em inovação no setor.
Tecnologia aplicada com foco em resultado
Projeto:Ícaro
Utiliza IA Generativa para analisar, em tempo real, as condições contratuais e coberturas dos clientes, apoiando prestadores de serviço na tomada de decisões complexas. O impacto é direto: redução de até 80% no tempo de atendimento, com aumento expressivo na eficiência e eliminação de gargalos operacionais.
Projeto:Zoe
Uma assistente de voz inteligente e humanizada, capaz de entender demandas e abrir chamados com agilidade e precisão. Entre os cinco, ZOE é o único que está em fase de homologação, mas mostra resultados promissores com potencial para reduzir em cerca de 20% o tempo médio de chamadas, proporcionando uma experiência mais fluida — especialmente em momentos críticos. Além disso a ZOE atua como Co-Pilot junto aos operadores orientando-os sobre perguntas que precisam ser feitas aos clientes no momento do atendimento.
Projeto:Sonic
Inspirado em modelos de mobilidade urbana, como o Uber, o Sonic é um sistema de broadcasting inteligente que localiza e aciona o prestador mais adequado para cada ocorrência. Resultado: mais agilidade na resposta e melhoria contínua na qualidade do serviço. O SONIC zerou as filas de acionamento aos prestadores.
Projeto:AIDA
Uma ferramenta poderosa que transcreve ligações em tempo real, realizando análises de sentimento, entonação e vocabulário. Com isso, a empresa ganha inteligência preditiva para identificar riscos, antecipar problemas e refinar a comunicação com o cliente.
Projeto:Octo
Focado na área financeira, o Octo aplica Machine Learning para detectar inconsistências e prevenir cobranças indevidas. Em apenas dois meses, evitou prejuízos significativos, reforçando o compromisso da empresa com precisão e transparência.
Visão de futuro
Com uma base tecnológica sólida e visão estratégica, a Tempo projeta novos avanços e reforça sua posição como referência no setor.
“Queremos estabelecer um novo padrão de excelência em atendimento, combinando tecnologia de ponta e o foco total no cliente — respeitando suas escolhas e tratando com máxima responsabilidade as questões éticas que envolvem o uso da inteligência artificial. Esse reconhecimento reafirma nossa missão de liderar transformações relevantes, com soluções cada vez mais inteligentes, ágeis e personalizadas.” afirma o CEO João Carlos Armesto.
O reconhecimento nacional do IT Fórum é reflexo de uma transformação real — e contínua. A Tempo não apenas inovou. Ela está definindo como será o atendimento no Brasil nos próximos anos.
Inovação com propósito
Para Wilian Domingues, CIO da Tempo e eleito um dos 100 profissionais mais inovadores do país, a tecnologia é um meio, e não o fim:
“Nosso foco é usar a inteligência artificial de forma estratégica, com impacto mensurável na produtividade, na jornada do cliente e nos resultados. Cada projeto nasce com um propósito claro e métricas definidas desde o início.”
Além dos projetos de IA, a empresa investe na formação de sua cultura digital, promovendo workshops internos e capacitação contínua para as equipes. A inovação, segundo Domingues, precisa ser democrática e fazer parte do dia a dia de todos.