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Empresas de segurança fazem operação de guerra para combater fraudes na Black Friday

Empresas de segurança fazem operação de guerra para combater fraudes na Black Friday/ Foto: Unsplash
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Líderes da Netskope, Commvault, Pure Storage e Dahua explicam como varejistas podem se proteger online e offline

Na Black Friday deste ano, segundo um levantamento da Méliuz, mais de 95% dos entrevistados pretendem comprar, sendo que o e-commerce é a plataforma favorita na hora de escolher os produtos, apontada por 98% das pessoas como o seu principal canal. No entanto, justamente por ser um período de alta demanda é preciso muito cuidado. Isso porque os golpistas sabem que há uma grande movimentação de pessoas e transações financeiras e se aproveitam disso.

Em tempos de IA generativa, como proteger os negócios? A Netskope, unicórnio de segurança em nuvem, possui forte presença no mercado global com uma nuvem privada de segurança para seus clientes e, acompanhando a demanda do mercado, já está focada no uso da Inteligência Artificial.

Claudio Bannwart, country manager da Netskope, acredita que é um caminho sem volta. “A inteligência artificial generativa pode desempenhar um papel importante na segurança durante a Black Friday de várias maneiras. Uma delas é na detecção de fraudes. Algoritmos de IA podem analisar padrões de comportamento de compra, identificar transações suspeitas e até prever atividades fraudulentas com base em dados históricos”, explica Bannwart.

Além disso, a IA generativa também pode ser usada para aprimorar a segurança cibernética. Ela pode identificar padrões de ataques, detectar vulnerabilidades em tempo real e até mesmo ajudar a desenvolver estratégias proativas para prevenir ameaças de segurança.

No caso das lojas físicas, a Dahua está preparada para fornecer as câmeras inteligentes, pois melhoram a segurança, otimizam a experiência do cliente e impulsionam as vendas. Elas são capazes de detectar movimento e comportamento suspeito pode ajudar a prevenir furtos, identificar atitudes suspeitas, além de classificar o consumidor por gênero, idade, expressão, roupas, cores e acessórios usados; câmera para contagem de entrada de pessoas.

Podem também analisar o fluxo de clientes para otimizar o posicionamento de caixas e equipes, identificar áreas congestionadas para redirecionar clientes e evitar aglomerações e ainda efetuar a contagem automática de estoque para garantir que os produtos mais desejados estejam disponíveis.

Minha loja foi atacada. E agora?

Caso a empresa sofra um ataque cibernético, ser capaz de recuperar rapidamente os dados para restabelecer depressa os negócios é fundamental. O tempo de inatividade de apenas alguns minutos pode causar danos financeiros e à reputação de um varejista, especialmente durante períodos de pico, como a Black Friday. Nesse cenário, uma estratégia forte de backup e restauração rápida é fundamental para manter as operações de vendas – e precisa funcionar perfeitamente antes e durante a Black Friday.

Commvault está preparada para a data mais esperada do varejo depois do Natal e aconselha o varejo a se preparar com antecedência. “O importante é ir além da prevenção contra a invasão e abordar a possibilidade de o hacker já estar dentro das empresas explorando vulnerabilidades e dados sensíveis”, diz Marcelo Rodrigues, country manager da Commvault.

Pure Storage, pioneira em TI que fornece a tecnologia e os serviços de armazenamento de dados mais avançados do mundo, oferece tecnologia de snapshot imutável, que faz cópias dos dados cruciais de uma empresa, que não podem ser criptografados ou excluídos por invasores, mesmo que obtenham acesso a sistemas com credenciais de administrador. Depois que uma empresa tiver backups seguros implementados, ela precisará garantir que poderá recuperar os sistemas rapidamente e em escala. “Durante um ataque cibernético, uma solução de backup que garanta dados intactos é a camada adicional de proteção para que não sejam excluídos ou alterados por cibercriminosos”, explica Paulo de Godoy, country manager da Pure Storage.

Lembre-se dessa regra básica: os dados de backup devem ser armazenados em um local remoto e seguro, longe do local principal dos negócios. Vale também identificar e corrigir vulnerabilidades antes de datas que proporcionem maior volume de vendas.

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