Conheças empresas que se adaptaram a inteligência artificial para melhorar a experiência dos usuários por meio de ferramentas inovadoras
De acordo com um estudo conduzido pela consultoria americana Oliver Wyman, o Brasil demonstra um elevado grau de familiaridade e confiança no uso da inteligência artificial (IA). O relatório revela que aproximadamente 67% dos brasileiros ativos no mercado de trabalho, recorrem à IA pelo menos uma vez por semana.
Com o notável crescimento da presença da inteligência artificial no cotidiano dos brasileiros e de pessoas ao redor do mundo, as plataformas digitais continuam a trazer inovações para aprimorar a experiência de seus usuários. Em meio a essas melhorias e à oferta de soluções cada vez mais inteligentes, destacamos 6 empresas que desenvolveram soluções baseadas em IA para tornar o dia a dia dos usuários mais eficiente e ágil, otimizando a rotina dos clientes. Confira abaixo:
1. Descrições automáticas para otimizar anúncios de imóveis aos corretores
A startup Compre & Alugue Agora (CAA), que conecta profissionais do setor imobiliário com quem busca comprar, vender ou alugar imóveis, é um ótimo exemplo. Utilizando inteligência artificial, a CAA desenvolveu uma funcionalidade inédita que gera descrições automáticas para os imóveis listados em sua plataforma. Chamada de “Descrição Inteligente”, a solução analisa todas as informações cadastradas no anúncio do imóvel, além de utilizar dados relevantes de localização em um raio de até 5km do endereço fornecido para criar o conteúdo. A ferramenta não apenas simplifica o processo para os profissionais, mas também fornece aos potenciais compradores e locatários informações detalhadas e relevantes sobre as propriedades disponíveis.
2. Solução que usa Machine Learning para antever fraudes financeiras no mercado
A Quod, datatech especializada em soluções analíticas e inteligência de dados para apoio ao negócio, utiliza a tecnologia para aumentar a segurança de operações financeiras. Utilizando Machine Learning, o chamado Score Rufra é capaz de oferecer uma pontuação de risco de fraudes, utilizando técnicas de inteligência de dados que aprimoram a visibilidade das instituições na tomada de decisões financeiras, criando uma classificação de risco acurada e economizando tempo e dinheiro dos negócios alvo de atores mal-intencionados. Associada à maior base de dados de fraude do mercado, a solução é capaz de identificar e aprender padrões com base no histórico de indícios reportados.
3. Inteligência artificial para acessibilidade digital
A Hand Talk é uma empresa que ajuda a quebrar a barreira de comunicação por meio da tecnologia. Há mais de 10 anos no mercado, apresenta duas soluções centrais: o Hand Talk Plugin, solução de acessibilidade para sites de empresas que conta com diversos recursos assistivos, e o Hand Talk App, aplicativo para pessoas interessadas em aprender e traduzir palavras na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua de Sinais Americana (ASL). É pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade e, em 2020, atingiu a marca de 1 bilhão de palavras traduzidas.
4. Soluções em IA que auxiliam no combate a fraudes
A IARIS, uma startup paraibana especializada em aplicações de inteligência artificial, desenvolve produtos que auxiliam organizações na certificação de processos, tornando-os mais seguros. Hoje, a empresa atua com três soluções de IA: o EasyProctor, solução e monitoramento à distância de provas e exames; o EasyInspection Vistorias, solução SaaS de auditoria veicular com o uso de Inteligência Artificial, é uma plataforma antifraude para inspeção veicular; e o EasyInspection Danos e Avarias, plataforma que, com metadados de imagens, é capaz de emitir um laudo em até 5 segundos do automóvel que está sendo vistoriado.
5. Facilitador do processo de compras públicas no Brasil
O Portal de Compras Públicas, govtech que conecta a iniciativa privada às necessidades de compras dos entes públicos, desenvolveu uma Inteligência Artificial (IA) para facilitar o “match” de oportunidades entre fornecedores e compradores. Com a integração ao ChatGPT na plataforma de licitações, a govtech consegue promover mais assertividade e celeridade para o ecossistema de compras públicas, impactando quase 400 mil usuários capacitados para venderem para o governo pelo marketplace de licitações do Portal.
6. Tecnologia para fidelizar clientes de grandes empresas
Fundada em 2011 por Nara Iachan, Thiago Brandão e Lionardo Nogueira, a Cuponeria Loyalty, startup que cria soluções de tecnologia para fidelizar clientes de grandes empresas, utiliza de soluções criadas a partir de Inteligência Artificial Preditiva, tecnologia que consegue prever os comportamentos, desejos e necessidades dos clientes para manter seus consumidores engajados, e desta forma consegue criar ofertas e benefícios únicos para a necessidade de cada empresa que possui clube de benefícios e seu público. Tudo é desenvolvido dentro de um ambiente seguro em White Label com o guide da marca da empresa contratante. Com o programa de benefícios criado é possível realizar premiações, oferecer cupons e cashbacks, estimular ações específicas, além de gerar ou atualizar cadastros, engajar a base, conhecer melhor o consumidor/usuário, entre outras ações. Grandes empresas como Bradesco, Ticket e Elo já usam essa tecnologia para manter seus clientes ativos.