Quinzena do Seguro

Empresas inadimplentes quitam 44,4% das dívidas negativadas em outubro, revela Serasa Experian

Empresas inadimplentes quitam 44,4% das dívidas negativadas em outubro, revela Serasa Experian / Foto: Fauxels
Foto: Fauxels

Débitos do segmento que contempla indústrias, empresas do agronegócio e terceiro setor foram os mais quitados; Nordeste tem o melhor desempenho

Em outubro, as empresas brasileiras regularizaram 44,4% das dívidas inadimplentes em até 60 dias de negativação. De acordo com o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, foi o setor “Outros” que obteve o maior nível de contas pagas, marcando 53,7%. Esse segmento é, em sua maioria, composto por credores que atuam no setor industrial, mas também possui empresas relacionadas ao agronegócio e ao terceiro setor. Veja os dados gerais e por setor da dívida completos nos gráficos abaixo:

Divulgação
Divulgação

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, os empreendedores veem grande importância em regularizar seus compromissos financeiros com os credores do segmento “Outros”, que contempla parceiros e fornecedores, bem como o de Varejo. “Estar com as contas em dia com fornecedores e parceiros é fundamental para garantir a saúde dos negócios, isso porque, sem essa relação positiva, as empresas podem sofrer com a falta de insumos, por exemplo, o que impactaria diretamente no volume de vendas e no fluxo de caixa. Dessa forma, os donos de negócios tendem a priorizar a quitação dessas dívidas”. 

Nordeste registra o maior nível de recuperação em outubro

A análise por regiões revelou que o Nordeste do país alcançou o maior percentual de recuperação de dívidas inadimplentes em outubro, marcando 51,3%. A região Sul também teve destaque, ficando em segundo lugar com 48,3% dos débitos ressarcidos. Em ordem decrescente estavam: Norte (47,9%), Centro-Oeste (42,1%) e Sudeste (39,9%). Confira no gráfico a seguir os percentuais de pagamento estadualizados: 

Divulgação
Divulgação

Serasa Experian em prol do empreendedorismo

A Serasa Experian oferece algumas ações para ajudar as empresas brasileiras a estabelecer um processo eficaz de cobrança de clientes inadimplentes e, com isso, não prejudicar a sua saúde financeira. Entre as soluções, oferece informações para que os empreendedores possam entender o perfil dos devedores, as regras de cobrança e as legislações vigentes para não gerar problemas maiores.

Outra ferramenta que a Serasa Experian oferece aos empreendedores é o de Recuperação de Dívidas dos clientes, que possui todo um aparato de cobrança, negativação e ganho de eficiência com mais agilidade. Tudo isso respaldado pela base nacional de negativados da Serasa Experian e que preza pelo bom relacionamento entre empresas e consumidores.

Total
0
Shares
Prev
Cresce a ‘Inovação Aberta’ no Grupo Bradesco Seguros
Guilherme Haraguchi, Superintendente Executivo de Inovação do Grupo Bradesco Seguros / Divulgação

Cresce a ‘Inovação Aberta’ no Grupo Bradesco Seguros

Número de empresas externas prospectadas em 2022 para projetos de inovação

Next
Lições sobre tecnologia que as empresas podem obter com o Big Brother Brasil
Maria Eduarda Barreto, gerente de marketing da Viasat, INTELIE / Foto: Divulgação

Lições sobre tecnologia que as empresas podem obter com o Big Brother Brasil

Confira artigo de Maria Eduarda Barreto, gerente de marketing da Viasat, INTELIE

Veja também