Bradesco Seguros

Encontro na Prefeitura de São Paulo celebra lançamento oficial da sexta edição do Longevidade Expo+Fórum

Encontro na Prefeitura de São Paulo celebra lançamento oficial da sexta edição do Longevidade Expo+Fórum / Reprodução
Reprodução

Longevidade Expo+Fórum acontece de 29 de setembro a 1o de outubro no novo Distrito Anhembi, em São Paulo

Foi lançada esta semana em cerimônia que contou com a presença do Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, na sede da prefeitura da cidade, a 6a edição da Longevidade Expo e do Fórum São Paulo da Longevidade, eventos que se transformaram no maior encontro da comunidade longeva e do mercado de serviços, inovação, produtos e serviços para os 50+ da América do Sul.

Os eventos serão realizados de 29 de setembro a 1o de outubro no novo Distrito Anhembi, em São Paulo, considerada hoje a capital nacional da Longevidade.

A solenidade teve o objetivo de ratificar o apoio da prefeitura da cidade e da gestão do prefeito Ricardo Nunes à causa longeva e à Longevidade Expo e ao Fórum São Paulo da Longevidade. Cerca de 100 autoridades públicas, especialistas, acadêmicos e empresários de todo o país estiveram presentes à cerimônia que destacou novidades dos eventos e o envolvimento das 15 secretarias municipais dedicadas às políticas públicas voltadas aos longevos.

Ao abrir a cerimônia, o presidente do fórum São Paulo da Longevidade e da Longevidade Expo, Walter Feldman, agradeceu a presença de todos, ao prefeito Ricardo Nunes, a acolhida na casa da prefeitura de São Paulo, e a participação dos representantes das 15 secretarias dedicadas a definir as políticas públicas para os longevos da cidade.

“É por essa dedicação à causa que constituímos a Prefeitura de São Paulo o nosso maior apoiador. São Paulo é a capital da economia prateada, aquela que vai se espalhar pelo Brasil, levando as experiências aqui acumuladas, reconhecendo as experiências que tantos municípios pelo Brasil vêm realizando. Nós sabemos como as secretarias de desenvolvimento social, de saúde e tantas outras ligadas à temática da longevidade têm se esforçado nos últimos anos para que essa questão não seja apenas uma constatação da realidade, mas sim o reconhecimento da inversão da pirâmide etária na população brasileira”, disse Feldman.

Transição de modelo

A mudança no modelo da pirâmide demográfica dá uma nova cara ao Brasil e aos brasileiros. Durante a sua fala, Feldman comentou que hoje se vive uma transição de modelo. “A Longevidade é a constatação de um novo protagonismo de uma população que não para de crescer e passa a ser maior do que a população de 0 a 13 anos; alcança níveis percentuais de forma acelerada do ponto de vista da composição social do Brasil e do mundo e começa a criar a perspectiva de atingir em 2030 a 2035, 40% da população em geral. Essa população hoje impacta enormemente os mercados de trabalho e de consumo e, portanto, a economia. E sabemos por intermédio da história, que só há reconhecimento de determinado segmento da população, quando este impacta a economia. É aí que esse segmento passa a ser fundamental. É muito provável que a longevidade passe a ser a nova e consistente janela demográfica que vai nos ajudar no sistema de aposentadoria, com um novo papel, abrindo o mercado de trabalho”.

Feldman finalizou sua participação agradecendo. “Senhor prefeito, o que estamos fazendo aqui, em primeiro lugar, é agradecer o apoio que a prefeitura vem nos dando, seja do ponto de vista pessoal, pela absorção no seu discurso que tem ouvido de maneira reiterada a compreensão do novo papel desse segmento na sociedade paulistana, bem como mais de 13 secretários, que têm se empenhado para colocar nas suas áreas atividades relevantes. A prefeitura de São Paulo tem sido parceira estratégica para esse tema avançar no Brasil”.

Já o presidente da do São Paulo Feiras, Francisco Santos, destacou a importância da parceria com a prefeitura e com os parceiros de conteúdo que atuam de forma estratégica na composição da programação do Fórum São Paulo da Longevidade. “Minhas palavras são de agradecimento. Gostaria de saudar o grupo de 22 curadores e apoiadores que estão conosco. Agradeço a todos pelo apoio e pela força que nos dão para fazer do fórum dos debates, com as 250 ou 300 palestras e atividades, a grande atração em todos os anos que temos aqui em São Paulo. Obrigado ao prefeito pelo seu apoio. A longevidade teve dois momentos importantes: a vinda do filho do Walter Feldman, meu amigo de vários anos para presidir o evento, e o apoio que recebemos da sua gestão e o fato de a cidade ter abraçado a Longevidade Expo”.

Longevos no foco das políticas públicas

Os esforços da atual gestão municipal focam uma nova realidade: o progressivo aumento dos 60+ na composição da demografia paulistana. Segundo o censo de 2022, 17% da população da cidade de São Paulo é idosa; em 2030 serão 20%; e em 2050, 30%, praticamente 1/3 da população. “Tenho procurado reforçar nas várias entrevistas que dou que é preciso ter a conscientização de que a longevidade é um tema focal . A partir dos dados do Censo 2022 e de iniciativas como a Longevidade Expo+Fórum passamos a escutar os vários especialistas e participar d as atividades para .desenvolver uma estratégia de atuação de políticas públicas da prefeitura para a população idosa”, comentou o Prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes.

Nunes elencou diversas iniciativas já em prática na cidade que têm por foco os longevos: distribuição gratuita de mais de 6 milhões de fraldas geriátricas por mês; recuperação e criação de parques e áreas de lazer com o incentivo às práticas esportivas, a regulamentação do fundo municipal do idoso, que no ano passado movimentou R$ 18,9 milhões, a ampliação das Unidades de Referência à Saúde do Idoso e o programa PAI (Programa de Atenção ao Idoso).

“O PAI é um programa do qual sou fã. As nossas 25 equipes do PAI que atendem em média 120 idosos cada equipe na residência da pessoa. Além disso, todas as 470 UBS da cidade de São Paulo adotaram a programação de atendimento específico para a população idosa. Em 2023 foram realizados mais de 1 milhão de atendimentos. Temos muito a fazer e estou muito feliz de podermos participar da Longevidade Expo e do Fórum de São Paulo da Longevidade Temos 15 secretarias participando das ações e colaborando com o programa para estarmos juntos no evento. Não tenho dúvida nenhuma que a Longevidade Expo e o Fórum São Paulo da Longevidade serão um sucesso”, avaliou.

Longevidade Expo+Fórum 2024

Em sua sexta edição, o evento acontece de 29 de setembro a 1° de outubro de 2024, no renovado espaço Distrito Anhembi, que depois de obras estruturais transformou-se no mais moderno pavilhão do país. Ícone arquitetônico criado nos anos 70, a nova versão do Anhembi permite que a Longevidade Expo+Fórum ganhe corpo na sua sexta edição e proponha uma experiência imersiva no universo dos 50+.

“A inovação está na organização das empresas expositoras em pavilhões temáticos, onde além de produtos e serviços, os visitantes poderão acompanhar palestras e debates sobre temas pertinentes à temática do pavilhão”, explica o idealizador do evento e CEO do Grupo Couromoda, Francisco Santos, 75+.

Para oferecer uma experiência completa ao visitante do evento no universo da longevidade, o evento está organizado em pavilhões que concentram empresas e conteúdo por temáticas.

Assim, a Longevidade Expo+Fórum terá em 2024 os pavilhões Cidades Amigas do Idoso; Turismo na Longevidade; Tecnologia e Vida Digital; Saúde, Prevenção e Cuidados; Educação e Conhecimento; Consumo, Utilidades e Soluções para o Lar; Carreiras, Trabalho e Qualificação; Educação; Arte, Cultura e Entretenimento; Finanças, Seguro e Previdência; e Gastronomia, Alimentos e Bebidas.

A Universidade de São Paulo, a Câmara Municipal da cidade, o Sebrae e a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), do governo do Estado de São Paulo, também terão seus lounges, além da praça dos Esportes, que terá uma programação especial de atividades.

Segundo os organizadores, mais de 200 empresas estarão presentes, trazendo inovação, insights de ponta e networking de classe mundial para fomentar a discussão em torno de uma das temáticas mais importantes da atualidade: a longevidade. Para se ter dimensão deste mercado: o Brasil tem mais de 57 milhões de brasileiros/as com mais de 50 anos, sendo 37,5 milhões com mais de 60 anos. Trata-se de um contingente de consumidores ávidos por soluções em produtos, equipamentos e serviços que atendam as necessidades deles para viver melhor.

Em cinco edições, a Longevidade Expo+Fórum já promoveu 800 palestras, com mais de 400 palestrantes, 200 expositores e se consolidou como o principal encontro do universo longevo sul-americano. “Além disso, o evento teve a função de catalisar esta temática que hoje é debatida em todo o mundo. Fomos vanguardistas em dar luz às questões dos longevos na sociedade e no mercado no país e hoje é possível testemunhar como a longevidade ganhou mais espaço na agenda pública e também no mercado, que passou a perceber os 50+ como consumidores atentos. Estamos muito orgulhosos de ter conquistado a atenção do mercado sul-americano para a temática da longevidade”, diz Feldman. Em 2024, a expectativa é receber um público visitante de 20 mil pessoas.

Congresso São Paulo da Longevidade

Além da área de exposição, a Longevidade Expo+Fórum oferece uma extensa programação de conteúdo: o tradicional Congresso São Paulo da Longevidade, com mais de 100 painéis e 250 palestrantes, e os congressos convidados: o 3o CONACARE – Congresso Nacional de Cuidadores, Cuidado e Longevidade, ITAÚ VIVER MAIS, e o Congresso Municipal sobre o Envelhecimento Ativo, que nesta edição tem patrocínio da Câmara dos Vereadores.

“Desde seu início, a Longevidade Expo+Fórum se estabeleceu como uma plataforma essencial para os líderes da indústria, pesquisadores, profissionais de saúde e entusiastas do envelhecimento para se reunirem, colaborarem e impulsionarem o diálogo sobre como podemos viver vidas mais longas e gratificantes”, complementa Feldman. A expectativa é que os eventos de conteúdo da Longevidade atraiam por volta de mil congressistas.

Apoio Institucional

A Longevidade Expo+Fórum conta com o apoio institucional de praticamente todas as secretarias municipais e estaduais de São Paulo, entre elas Secretaria Municipal do Governo, Assistência e Desenvolvimento Social, Cultura, Educação, Inovação e Tecnologia, Turismo, Subprefeituras, Esporte e Lazer, Habitação, Comunicação, Mudanças Climáticas, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Direitos Humanos e Cidadania, Relações Institucionais e SPTuris.

A 6ª Longevidade Expo+Fórum tem entrada gratuita e para participar é necessário se inscrever pelo link.

A programação completa você encontra no site: clique aqui

Serviço

Evento: Longevidade Expo+Fórum 2024.

Quando: 29 de setembro a 1° de outubro de 2024.

Onde: Distrito Anhembi – São Paulo / SP

Total
0
Shares
Anterior
Executivo da MAG Seguros participa do curso de Gestão de Riscos em Seguros de Vida, Previdência e Saúde oferecido pela FECAP
Executivo da MAG Seguros participa do curso de Gestão de Riscos em Seguros de Vida, Previdência e Saúde oferecido pela FECAP / Foto: The Climate Reality Project / Unsplash Images

Executivo da MAG Seguros participa do curso de Gestão de Riscos em Seguros de Vida, Previdência e Saúde oferecido pela FECAP

Desenvolvido pelo CVG-SP, o curso oferecerá conteúdos sob aspectos legais e

Próximo
Sudeste criou quase 2 milhões de empresas em 2023, mostra Serasa Experian
Globus Seguros prevê receita de R$ 100 milhões até 2025/ Foto: Freepik

Sudeste criou quase 2 milhões de empresas em 2023, mostra Serasa Experian

Total nacional foi de 3,9 milhões de novos negócios no ano passado

Veja também