Treinamento enfatiza importância da contratação consciente dos seguros
A Escola de Negócios e Seguros (ENS) e a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) anunciaram o lançamento de um novo curso de capacitação sobre direção defensiva. Além disso, o treinamento visa despertar no consumidor final a importância em realizar a contratação consciente dos seguros.
“Temos de incentivar a consciência a uma contratação melhor de seguros, para que o consumidor entenda mais sobre eles. Esse curso mexe na porta de entrada, que é o seguro de automóvel. Assim, juntamos a experiência de um condutor com a informação sobre a contratação do seguro, o que é ou não é seguro”, explica Lucas Vergilio, Presidente da ENS. “O curso de direção defensiva poderá reduzir os custos com multas e manutenções de veículos, por exemplo, contribuindo com o trânsito”, completa.
Segundo Lucas, a contratação consciente de seguros auxilia o consumidor a fazer escolhas mais inteligentes. “Isso representa a garantia de um futuro mais consciente. Além disso, condutores capacitados certamente terão um menor índice de sinistralidade, o que permitirá preços melhores para facilitar o acesso ao seguro e também irá contribuir com o combate aos seguros marginais”, afirma.
Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros
Lucas Vergilio considera que o Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros (PDMS), anunciado nesta quinta-feira (16 de março), é uma iniciativa valorosa. “Acreditamos que era o momento de se ter uma pauta mais positiva, mais desenvolvimentista e é isso que queremos ver nos próximos anos no nosso mercado”, menciona. Ele explica que a ENS deve continuar a contribuir com o mercado, assim como nos últimos 50 anos. “Estamos preparados para treinar, qualificar e preparar desde o estagiário de uma seguradora, passando pelo assistente técnico de uma corretora, pela habilitação de um corretor de seguros, formando executivos com nossos cursos de graduação e pós-graduação e chegando ao topo da carreira na indústria de seguros”, acrescenta.
Lucas vê com entusiasmo o foco do PDMS no consumidor final. “Vejo com bons olhos os planos do Governo Federal e da Superintendência de Seguros Privados (Susep) focar no consumidor, pois é o que fará com que essas metas sejam conquistadas e com que as seguradoras assumam risco e proponham novos produtos”, diz.
Cooperativismo
Na visão do Presidente da ENS, os corretores de seguros são muito adeptos ao cooperativismo. “Contamos com participação muito relevante em cooperativas de crédito. O cooperativismo sempre será muito bem vindo no mercado de seguros. O que não podemos ter é subprodutos, subprodução. O cooperativismo de crédito estimula a concorrência bancária e é isso que também queremos para o mercado de seguro”, analisa ao citar as importantes operações relevantes da Sicoob Credicor em todas as regiões do Brasil.
Formação Profissional
Para Lucas Vergilio, a ENS conta hoje com o melhor quadro de professores do Brasil para ensinar e fomentar o mercado de seguros no País. “A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e a Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) são duas grandes mantenedoras e estamos aqui para servir a todos vocês”, destaca. “Contamos também com parcerias internacionais, como a Universidade NOVA de Lisboa (Portugal), o Chartered Insurance Institute – CII (Londres, Reino Unido) – que é o berço mundial dos seguros, além da Coller School of Management, da Universidade de Tel Aviv (Israel). Chegamos até aqui graças a competência de todo nosso quadro funcional, diretores e, principalmente, nossos docentes”, finaliza.