Entenda a importância de ter processos claros em uma empresa

Bruna Garcia, fundadora da Megaluzz Negócios / Foto: Divulgação
Bruna Garcia, fundadora da Megaluzz Negócios / Foto: Divulgação

Dicas são de Bruna Garcia, fundadora da Megaluzz Negócios e especialista no desenvolvimento de times de alta performance

Ter processos bem estruturados dentro de uma empresa é um aspecto indispensável para garantir a eficiência e a eficácia na execução das atividades diárias. Assim, os líderes têm tempo para focar na parte estratégica do negócio e conseguem delegar tarefas para o time de colaboradores, que conseguirá realizá-las com autonomia e de maneira assertiva.

“O processo tem o poder de colaborar com os profissionais que integram uma equipe quando eles estão perdidos ou produzindo pouco. Através do passo a passo, com procedimentos e manuais bem feitos, irão transformar os resultados e farão com que este profissional tenha uma boa performance, desde que siga as orientações estabelecidas”, evidencia Bruna Garcia, fundadora da Megaluzz Negócios.

O simples fato de ter método e processo facilita na hora de melhorar os indicadores de uma organização. Segundo Bruna, o primeiro passo é sempre identificar quais são os procedimentos realizados por uma empresa. Geralmente, essas atividades englobam vendas, compras, produção, gestão financeira, de pessoas e projetos, por exemplo. “Após identificar essas tarefas, é preciso mapear e documentar todos os passos executados em cada processo para entender como tudo funciona e compreender quem são os responsáveis por cada etapa, assim como as ferramentas utilizadas”, exemplifica a especialista.

Assim, os administradores de uma empresa conseguem analisar e melhorar os processos internos. Uma técnica eficaz nesta etapa é o Diagrama de Ishikawa – que também é conhecido como Diagrama Espinha de Peixe ou “6Ms”. Este diagrama envolve os métodos empregados em uma determinada atividade, as máquinas, a mensuração, o meio ambiente, os materiais e a mão de obra.

Bruna Garcia ainda destaca a importância da automação de determinados processos corporativos. “Assim, é possível reduzir o tempo de execução dos processos, evitando erros e garantindo a padronização das entregas. Algumas ferramentas são o ERP (Enterprise Resource Planning), também conhecido como Sistema Integrado de Gestão Empresarial, e o BPM (Business Process Management), também denominado como Gerenciamento de Processos de Negócios”, explica.

Outro ponto relevante, na visão da fundadora da Megaluzz Negócios, está relacionado com o treinamento e a capacitação dos colaboradores. “É importante capacitar o time para executar as atividades da melhor maneira possível. Treinamentos internos, contar com a ajuda de consultorias ou investir em cursos para a equipe são algumas formas de aprimorar essa etapa”, sinaliza.

Por fim, Bruna assegura que toda empresa já possui processos, mas eles estão na cabeça de cada pessoa que integra o time. “Se cada um estruturar e colocar o que faz no papel, fica mais fácil para documentar os processos e aprimorar a curva de aprendizado”, aconselha. “Entretanto, se as coisas não vão bem e precisam de ajustes, é preciso parar para entender os gargalos da operação e começar a trabalhar a partir deles, corrigindo e ajustando, até encontrar um processo que funcione para a organização”, finaliza.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Perspectivas do mercado de saúde e benefícios em 2023
Cláudio Pepeleascov, líder da área de Saúde e Benefícios da WTW Brasil / Divulgação

Perspectivas do mercado de saúde e benefícios em 2023

Confira artigo de Cláudio Pepeleascov, líder da área de Saúde e Benefícios da

Próximo
Simetria Brasil celebra resultados da campanha Autoridade em Vendas
Simetria Brasil celebra resultados da campanha Autoridade em Vendas / Foto: Divulgação

Simetria Brasil celebra resultados da campanha Autoridade em Vendas

Evento reuniu cerca de 400 pessoas, entre corretores pessoa física e jurídica

Veja também