AXA no Brasil

Entenda como declarar Previdência Privada e Consórcio no Imposto de Renda

Carlos Gondim, diretor de Soluções de Acúmulo do Porto Bank / Foto: Divulgação
Carlos Gondim, diretor de Soluções de Acúmulo do Porto Bank / Foto: Divulgação

O período de declaração do Imposto de Renda exige atenção para que os contribuintes façam tudo corretamente e aproveitem os benefícios fiscais disponíveis. No caso da Previdência Privada, apenas os planos na modalidade PGBL permitem dedução de até 12% da renda bruta tributável, desde que a declaração seja feita no modelo completo utilizando o código 36 – Previdência Complementar, declarar a soma do valor pago em aportes e contribuições.

Com as soluções do Porto Bank, é possível gerenciar a Previdência Privada com eficiência e declarar os investimentos corretamente, garantindo tranquilidade no planejamento financeiro.

Os planos de Previdência Privada do Porto Bank atendem a diferentes objetivos: a previdência individual, ideal para quem deseja complementar a aposentadoria ou planejar o futuro financeiro a longo prazo, e a previdência infantil, que pode ser contratada para qualquer criança, sendo uma excelente opção para investir na educação ou em outros projetos futuros.

Já o Consórcio, é essencial declarar corretamente as cotas adquiridas. A declaração correta inclui registrar as parcelas quitadas e detalhar as intenções de compra no campo “Bens e Direitos”, utilizando o Código 99. Seja para imóveis, veículos ou outros bens contemplados.

Os clientes da Previdência e do Consórcio Porto Bank contam com canais digitais como o APP Portochat online e WhatsApp para acessar os informes necessários e garantir que a declaração do Imposto de Renda seja feita de forma simples e eficiente.

“Tanto a Previdência Privada quanto o Consórcio oferecem oportunidades para melhorar a organização financeira. Enquanto a previdência possibilita vantagens fiscais imediatas e planejamento de longo prazo, o consórcio garante segurança e transparência na aquisição de bens. Aproveitar essas ferramentas pode transformar o período de declaração em uma chance de otimizar os recursos”, explica Carlos Gondim, diretor de Soluções de Acúmulo do Porto Bank.

Além de Previdência e Consórcio, existem outros ganhos que precisam ser declarados com valor maior que R$ 40 mil, como Financiamentos, e Empréstimos acima de R$ 5 mil. 

Total
0
Shares
Anterior
Vítimas do trânsito e do descaso
Vítimas do trânsito e do descaso / Foto: Ryoji Iwata / Unsplash

Vítimas do trânsito e do descaso

Confira artigo de Lucio Almeida, presidente do Centro de Defesa das Vítimas de

Próximo
Luma Corretora de Seguros promove o Summit Day 2025, um dia para conectar, aprender e transformar
Luma Corretora de Seguros promove o Summit Day 2025, um dia para conectar, aprender e transformar / Foto: Divulgação

Luma Corretora de Seguros promove o Summit Day 2025, um dia para conectar, aprender e transformar

No último dia 12 de abril, a Mansão Dan Hebert foi palco do aguardado Summit Day

Veja também