O RH está integrando tecnologias para otimizar os resultados das suas tarefas do dia a dia e, desse modo, atuar de maneira estratégica para o sucesso da empresa. É nesse contexto que surge o recrutamento online, cada vez mais utilizado. Mas do que estamos falando?
Bom, é um movimento para a contratação de funcionários onde há pouco ou mesmo nenhum contato presencial com o candidato durante o processo. A gente te explica melhor isso!
O que é recrutamento online?
O recrutamento online é uma forma de contato com os candidatos a uma vaga na qual tudo (ou quase tudo) é conduzido pela internet, dispensando anúncios em jornais, agências terceirizadas e outros veículos de comunicação. Assim, a empresa e o RH estratégico colhem várias vantagens. A economia de muitos recursos e a possibilidade de segmentar o público-alvo são dois deles.
Trata-se de um conceito que tem sido empregado cada vez mais na hora da seleção dos candidatos. Nesse caso, dá para realizar testes de personalidade, entrevistas a distância (por Skype, por exemplo), provas de idioma, de raciocínio lógico e por aí vai.
Etapas do processo
Assim como o recrutamento tradicional, o online é realizado pelos profissionais de gente e gestão da empresa. Ou seja, pela área de Recursos Humanos. Cada equipe traça o processo como quer, mas costuma seguir as seguintes etapas:
Planejamento
No planejamento são definidas as vagas, orçamentos e perfis que se adequam à cultura da empresa. É possível escolher os testes que serão feitos pelos candidatos. Portanto, o recrutador precisa estabelecer as características buscadas e as avaliações que indicam a presença delas nos participantes.
Triagem
A triagem filtra os profissionais com as habilidades desejadas para a vaga oferecida. Os pré-requisitos serão considerados pela aplicação e candidatos que os cumprem vão sendo selecionados pelo próprio programa.
Análise dos candidatos
O próximo passo é checar os candidatos e analisar seus perfis individualmente. Isso pode se dar por meio de palavras-chave, nas quais o recrutador procura pelas características mais relevantes.
O processo de seleção dos perfis se baseia, também, em testes psicológicos e técnicos que já foram computados anteriormente. Assim, o profissional de RH avalia os dados e indica as pessoas mais alinhadas para a etapa final.
Entrevista
Por fim, as entrevistas são realizadas em ferramentas de videochamada, economizando tempo para os escrutadores. Afinal, não há a necessidade de deslocamento e a conferência pode ser ajustada conforme a rotina dos envolvidos.
Vantagens do recrutamento online
Você deve estar se perguntando: quais são as principais vantagens do recrutamento online? Vamos lá!
- Mais meios para avaliação dos candidatos
Além do tradicional currículo enviado pelos candidatos, o recrutamento online do RH permite que inúmeros outros pontos sejam avaliados. Você pode fazer perguntas específicas, ver resultados de testes e provas, e ainda fazer análise das redes sociais dos candidatos. Sim, é o futuro do RH.
- Rápida triagem de currículos
Filtros ajudam muito a achar candidatos que você está procurando. A filtragem pode ser conduzida por habilidades buscadas, área de formação ou até mesmo tempo de experiência.
- Gestão do processo em tempo real
Com o processo digitalizado, a equipe de Recursos Humanos tem total visibilidade do processo, com acesso a dados como:
- Quantidade de processos seletivos que estão acontecendo;
- Vagas por etapa do processo seletivo (triagem, entrevista, teste técnico, avaliação do gestor, etc);
- Número de candidatos em cada etapa do recrutamento;
- Tempo de fechamento da vaga.
- Poder de alcance
Hoje, praticamente todos têm acesso à internet e conseguem encontrar ferramentas para pulverizar as vagas em portais específicos, como Catho, LinkedIn e Vagas. Isso promove uma economia com custos de anúncio e publicidade em veículos físicos.
Saiba como realizar um bom recrutamento pela internet
A tecnologia permite análises mais rápidas, com despesas menores e mais assertividade. No entanto, para isso, três itens são indispensáveis: a boa comunicação, o acompanhamento contínuo e o uso de um bom software.
É preciso manter uma comunicação clara e leve com os candidatos, indicando as próximas etapas e gerando feedbacks, bem como acompanhar os resultados continuamente, sem perder tempo.
Outro fator que otimiza esse processo é o uso de um bom software. Com ele, é possível centralizar as vagas em aberto em um único lugar, compartilhar perfis e, claro, acompanhar indicadores-chave de desempenho.
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