Europ Assistance Brasil

Entenda o que é neurite vestibular; Especialista explica a condição que afeta a ex-presidente Dilma Rousseff

A ex-presidente Dilma Rousseff / Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil
A ex-presidente Dilma Rousseff / Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil

Especialista explica a condição que afeta a ex-presidente Dilma Rousseff

A ex-presidente do Brasil e atual presidente do banco dos BRICS Dilma Rousseff, foi internada no último dia 21 de fevereiro (sexta-feira), em um centro médico em Xangai, na China, devido a um quadro clínico de neurite vestibular. A condição foi identificada após ela relatar sintomas de vertigem aguda, comuns em distúrbios vestibulares. O quadro não causa dor nem é considerado grave, mas induz a vertigens intensas durante dias ou horas, com suor frio, coração acelerado e náuseas.

No caso da neurite vestibular é uma inflamação do nervo vestibular, responsável pela coordenação do equilíbrio e percepção espacial do corpo. A condição é caracterizada por um súbito início de vertigem intensa, náuseas e dificuldade para manter a estabilidade. A vertigem aguda é um dos principais sintomas, causando a sensação de que o ambiente ao redor gira de forma acelerada, dificultando o movimento e as atividades cotidianas. É muito importante distinguir a neurite vestibular, que causa vertigem agudamente, de um AVC ou outra condição neurológica súbita, que também pode causar vertigem de forma aguda.

“A neurite vestibular pode ser desencadeada por infecções virais, como gripes ou resfriados, que afetam o nervo responsável pelo equilíbrio. A vertigem associada a essa condição pode ser incapacitante, causando grande desconforto e desorientação. Embora seja uma condição séria, a maioria dos pacientes se recupera completamente com o tratamento adequado, que pode incluir medicamentos para controlar a vertigem e, em alguns casos, reabilitação vestibular, que são exercícios para o labirinto”, explica Márcio Salmito, otorrinolaringologista e presidente da Academia Brasileira de Otoneurologia (ABON) da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL CCF).

O diagnóstico de neurite vestibular é frequentemente confirmado por meio de exames clínicos e testes especializados, como a videonistagmografia, que avalia os movimentos oculares durante os episódios de vertigem e o video-head impulse test, que mede a função do labirinto. O tratamento, em geral, é voltado para aliviar os sintomas de vertigem e promover a recuperação do nervo vestibular.

Ainda segundo o especialista, “é fundamental que o paciente siga as orientações médicas para evitar complicações adicionais. A reabilitação vestibular, que inclui exercícios específicos, é de extrema importância para acelerar a recuperação e restaurar o equilíbrio normal”.

Total
0
Shares
Anterior
Presidente da Delphos diz que não dá para abrir mão da IA
Elisabete Prado, presidente da Delphos / Foto: Divulgação

Presidente da Delphos diz que não dá para abrir mão da IA

IA ganha força na Delphos para proporcionar novos benefícios aos clientes

Próximo
Funpresp lança site “Quem planeja, realiza” para fortalecer a educação financeira dos servidores
Cícero Dias, presidente da Funpresp / Foto: Divulgação

Funpresp lança site “Quem planeja, realiza” para fortalecer a educação financeira dos servidores

Plataforma reúne conteúdos para auxiliar a comunidade na construção de um futuro

Veja também