Grupo Bradesco Seguros

Entrega de doações e roda de conversa marcam encerramento do Outubro Rosa no STJ

Tudo sobre serviços financeiros, seguros e muito mais - Universo do Seguro
Reprodução

Uma roda de conversa sobre cuidados e autoestima marcou nesta quinta-feira (27) o encerramento da campanha Outubro Rosa no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Durante este mês, a fachada do tribunal ficou iluminada em rosa para lembrar às mulheres a importância da ##prevenção## do câncer de mama, mas as atividades da campanha foram além.

A ministra Maria Thereza de Assis Moura, presidente do Superior Tribunal de Justiça, participou do encerramento edestacou as ações promovidas. "Esta corte tomou parte em uma série de ações de conscientização e ##prevenção## relacionadas à temática. Destacou-se, no âmbito da campanha, a arrecadação de mechas de cabelos, lenços e itens de higiene pessoal, que serão doados à Rede Feminina de Combate ao Câncer", comentou a ministra.

Ela lembrou que a garantia do acesso à saúde constitui pilar do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, e que a Organização Mundial da Saúde estimou que mais de 66 mil mulheres, só no Brasil, receberam diagnóstico positivo para o câncer de mama em 2021, representando uma taxa de risco de quase 62 casos para cem mil mulheres.

"De fato, as estatísticas apontam que o câncer de mama detém a marca de primeira causa de mortalidade por câncer entre as brasileiras", afirmou a presidente do tribunal, ao reforçar a necessidade dos cuidados preventivos com a saúde.

Diagnóstico precoce pode levar à cura em 95% dos casos

O secretário de Serviços Integrados de Saúde do STJ, Paulo Lenzi, disse que é tradicional a participação da corte em campanhas de ##prevenção## e conscientização como o Outubro Rosa – ações que resultaram na realização de mais de 3.400 mamografias durante a última década.

"Tivemos alguns casos detectados nesses exames. O índice de cura pode chegar a 95% quando o câncer é descoberto cedo", declarou.

A representante da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília, Cristiane Gonçalves, recebeu as doações e agradeceu o empenho do tribunal. "As doações nos encorajam a lutar, e somos gratas por ter parceiros comprometidos com a causa", disse.

O evento de encerramento da campanha foi concluído com a roda de conversa sobre cuidados e autoestima, da qual participaram a médica ginecologista Cláudia Soares Ribeiro, a assistente social Jéssyca Pacheco Pozzi, a psicóloga Rowena Caraca Neves e a coordenadora da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva, Rosa Maria de Abreu Carvalho.

Via: STJ

Total
0
Shares
Anterior
Visitação institucional ao Congresso está suspensa neste fim de semana

Visitação institucional ao Congresso está suspensa neste fim de semana

Pierre Triboli/Câmara dos Deputados Palácio do Congresso Nacional, em Brasília A

Próximo
INDICADORES: boi gordo sofre aumento no preço nesta sexta-feira (28)

INDICADORES: boi gordo sofre aumento no preço nesta sexta-feira (28)

A cotação da arroba do boi gordo começou a sexta-feira (28) com alta de 3,76% e

Veja também