Parceria é anunciada a menos de três meses da entrada em vigor da nova Lei do Seguro; expectativa é que a sinergia com um escritório global fortaleça a atuação no Brasil, pois facilita o diálogo com players estrangeiros e agiliza a tomada de decisões
A poucos meses da entrada em vigor da Nova Lei de Seguros, o escritório brasileiro RPZ Advogados, focado no mercado de seguros e resseguros, e o Kennedys Law, banca de atuação global e referência entre resseguradores, anunciam uma associação estratégica. A união reforça a presença no Brasil de uma das principais firmas internacionais especializadas no setor, ampliando a capacidade de atendimento em grandes riscos, disputas complexas e consultoria regulatória.
O anúncio acontece em um momento decisivo para o mercado segurador. Em dezembro entra em vigor a Lei nº 15.040/2024, conhecida como “Nova Lei do Seguro”, que trará mudanças significativas na elaboração dos contratos de seguro e na análise e regulação de sinistros.
Segundo Dennys Zimmermann, sócio da RPZ Advogados, “a nova legislação impõe desafios significativos ao setor de seguros, especialmente no segmento de grandes riscos, exigindo das seguradoras e resseguradoras uma capacidade de adaptação rápida e estratégica. Nesse cenário, a atuação conjunta entre escritórios jurídicos se torna essencial”.
O advogado destaca que a associação entre RPZ Advogados e Kennedys Law “une expertise técnica, metodologias integradas e canais de comunicação mais fluidos entre Brasil e mercados internacionais”. Essa sinergia, defende Zimmermann, fortalece a prestação de serviços jurídicos, facilita o diálogo com players estrangeiros e contribui para decisões mais ágeis e assertivas.
A perspectiva do escritório brasileiro é que, mais do que nunca, os escritórios jurídicos precisam estar preparados para responder com eficiência às novas demandas regulatórias e operacionais, oferecendo ao mercado segurador e ressegurador um suporte sólido e alinhado aos desafios atuais.
Para Michael Hennessy, sócio do Kennedys Law, “esta associação é uma evolução natural da nossa estratégia regional. O Brasil é um mercado fundamental para os nossos clientes, e a colaboração com a RPZ Advogados nos permite oferecer solidez prática, respaldada pela nossa abrangência internacional”.