A Câmara dos Deputados recolocou nesta segunda-feira (30) o muro escultórico de Athos Bulcão no Salão Verde. O painel, em madeira, que fica ao lado da entrada do Plenário, foi projetado especialmente para o mobiliário arquitetônico do Legislativo, a pedido de Oscar Niemeyer, nos anos 70.
Durante a invasão da Casa por radicais golpistas, no dia 8 de janeiro, a peça foi amassada e sofreu danos em razão do alagamento do salão, provocado pelo acionamento dos sprinklers.
O presidente da Fundação Athos Bulcão, Paulo Brum, acompanhou a recolocação das peças que compõem o muro, lembrando que o trabalho do artista faz parte da identidade cultural de Brasília e seus monumentos.
Brum parabenizou o trabalho de restauração realizado pelos servidores da Câmara. “Esse pessoal está trabalhando incansavelmente na restauração da obra do Athos como de outros artistas e outros objetos também que foram depredados. É algo que nos emociona muito", disse Paulo Brum.
Acervo Câmara dos Deputados
O muro escultórico montado
Gabinete do PT
O gabinete do Partido dos Trabalhadores também foi reinaugurado nesta segunda-feira. O local foi totalmente depredado pelos invasores.
O líder do partido na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), iniciou a solenidade afirmando que a reconstrução e a luta sempre fizeram parte da história do partido.
“Hoje é uma data muito emblemática do ponto de vista de enfrentamento à violência: hoje é o Dia Mundial do Enfrentamento à Violência e pela Cultura de Paz. Então, é importante neste momento que nós lutemos contra qualquer tipo de violência”, disse Lopes durante a reinauguração do gabinete.
Ainda durante a solenidade, o cargo de líder do PT na Câmara foi transferido para o deputado Zeca Dirceu (PR).