Bradesco Seguros

ESG: em um ano Serasa Experian reduz 2,3 toneladas de emissão de CO2 com ação para evitar plástico de uso único

Susep divulga Tabelas Padrão para o Relatório de Sustentabilidade / Foto: Francesco Gallarotti / Unsplash Images
Foto: Francesco Gallarotti / Unsplash Images

Iniciativa “Minha Caneca Faz a Diferença” conscientizou funcionários e evitou o uso de cerca de meio milhão de copos descartáveis, economizando mais de R$ 157 mil

Serasa Experian reforça seu compromisso com o meio ambiente e, em um ano, reduz 2,38 toneladas de dióxido de carbono (CO2) que seriam lançadas à atmosfera do planeta com campanha para conscientização e redução dos plásticos de uso único (SUP). Esse resultado só foi possível porque a empresa deixou de utilizar itens feitos com o material, substituindo, inclusive, os 500 mil copos utilizados anualmente nas operações do Brasil.

De acordo com cálculos feitos pela companhia, meio milhão de copos plásticos empilhados, alcançariam uma altura quatro vezes maior do que o Monte Everest. Analogia que ajudou a ilustrar um problema que precisava ser resolvido. Pensando nisso, a companhia desenvolveu internamente a iniciativa “Minha Caneca Faz a Diferença” que, em busca de conscientizar os colaboradores, encorajou o uso de canecas de vidro disponíveis no escritório e outros itens como garrafas e copos reutilizáveis, que podiam ser trazidos de casa.

Para impulsionar essa ação foram desenvolvidas campanhas criativas junto à comunicação interna a fim de engajar os colaboradores de operações em diferentes regiões do Brasil. Com isso, a Serasa Experian deixa de descartar cerca de 1.200kg de plásticos de uso único (SUP) em um ano. Além disso, mais de R$ 157 mil foram poupados com essa ação, que reduziu a compra de insumos.

“A iniciativa da nossa área de Facilities em revisitar nossos processos e necessidades do uso de plástico, foi muito importante para fortalecer a conscientização e o engajamento de nossas pessoas em torno de nosso compromisso com o meio ambiente”, explica o Head de Sustentabilidade & ESG da Serasa Experian, Paulo Gustavo Gomes.

Aline Navarrete, Gerente Executiva de Facilities da Serasa Experian complementa, “além dos copos, nós eliminamos todos os itens de SUP que conseguimos, como os sacos de lixo de resíduos secos, e substituímos os demais itens por materiais reutilizáveis e alternativos como vidro, papel, madeira ou alumínio. Onde não havia alternativa, adotamos uma versão biodegradável. Dessa forma, evitamos o desperdício anual de mais de 1,2 tonelada de plástico descartável. Um resultado surpreendente que nos mostrou como alcançar objetivos significativos por meio de mudanças simples”.

Conjunto de operações da Experian pelo mundo reduz emissão de carbono

A iniciativa de conscientização ambiental é um projeto global da Experian. Além do Brasil, outros mercados importantes em que a companhia atua também tiveram ações voltadas, principalmente, para a substituição e eliminação do plástico de uso único.

A Experian identificou que utilizava mais de 2 milhões de artigos de plásticos de utilização única. A partir dessa métrica foi estabelecida uma ambição interna e um roteiro para eliminar gradualmente esses itens nos próximos três anos. Entre abril/24 e março/25, primeiro ano da ação, houve uma evolução expressiva, com uma redução global de 33% no uso de SUPs.

Total
0
Shares
Anterior
Howden anuncia João Loures como novo líder da região Sul do País
João Loures, líder da área comercial e de atendimento da Howden corretora na região Sul do País / Foto: Divulgação

Howden anuncia João Loures como novo líder da região Sul do País

Executivo assume a posição em abril e se reportará a Álvaro Eyler, Chief

Próximo
Inteligência artificial revoluciona o marketing e fortalece papel humano para o sucesso
Plataforma de inteligência artificial humanizada otimiza operações e reduz em média 50% dos custos/ Foto: Unsplash

Inteligência artificial revoluciona o marketing e fortalece papel humano para o sucesso

Confira artigo de Danielle Oliveira Lopes, Diretora de Marketing &

Veja também