Ampliação de estrutura própria é estratégia para manter liderança na região e aumentar a fatia de mercado
A Unimed Nacional inaugurou o seu primeiro Espaço Saúde em Brasília. Com uma área de 9.500m2, a unidade que oferecerá uma série de serviços médicos, é resultado de um aporte de mais de R$ 70 milhões e faz parte da estratégia de investir em estrutura própria. O presidente da Cooperativa, Luiz Paulo Tostes Coimbra, explica que uma das razões que impulsionaram a Unimed a investir em centros médicos, é a de assegurar assistência médica de excelência aos pacientes. “Com uma unidade própria, podemos implementar o nosso modelo de gestão e, assim, atender as expectativas de nossos beneficiários”, ressalta.
Do ponto de vista de estratégia de negócio, a inauguração mostra também a relevância da região para a operadora. A Unimed dedicou à Capital Federal um dos seus principais investimentos em 2023, quando a Cooperativa completa 25 anos de existência. isso, a operadora espera aumentar a fatia de mercado de plano de saúde local e, assim, manter a liderança que sustenta desde 2020. Atualmente a operadora possui, na região, uma carteira de 255.200 vidas, respondendo por 16% do market share. Os números comprovam o peso da região para a Unimed, pois responde por quase 10% de todo o seu faturamento. Luiz Paulo observa ainda que a nova estrutura exemplifica um caminho que tem sido construído com mais vigor nos últimos anos, priorizando uma gestão mais estratégica com foco na experiência do cliente e otimização dos resultados.
Os serviços do Espaço Saúde serão abertos gradualmente. O tratamento de infusão e a clínica especializada no atendimento em Terapias Avançadas já estão funcionando desde junho. O serviço de infusão conta com 21 boxes para a realização de tratamentos endovenosos, subcutâneos e intramusculares. A unidade também oferecerá pronto socorro, com capacidade para 7.500 atendimentos mensais; 30 consultórios médicos com diversas especialidades; centro de diagnóstico de imagem, com aparelhos de ressonância magnética, tomógrafo computadorizado, raio-x, ultrassom, mamografia, serviço de endoscopia e colonoscopia e posto de coleta para exames laboratoriais. Ainda haverá um hospital dia, com 04 salas cirúrgicas para procedimentos de baixa e média complexidade.
Outras novidades
O Espaço Saúde é o carro-chefe de uma meta arrojada, crescer em número de vidas cerca de 16% só na região de Brasília. Para isso, vai investir em outros projetos e desenvolver ações exclusivas. A Unimed também vem fortalecendo a visibilidade da marca, com uma campanha que mira a identificação com o público e demonstra o orgulho da cooperativa tem em participar da vida dos brasilienses.
No campo de produtos, pontua Luiz Paulo, a cooperativa aposta nos bons resultados com a venda da linha Bem-Estar, voltada para pequenas e médias empresas locais. Atualmente as PMEs respondem por 12% das 2 milhões de vidas da cooperativa e mais de 90% dos contratos em Brasília. “Os produtos personalizados oferecem preços mais atrativos, com a segurança e garantia de ser bem atendido em uma rede referenciada de qualidade e com soluções rápidas para atender as necessidades dos clientes”, explica o presidente.