Especialista cita estratégias baseadas em ciência para minimizar o abandono de cursos online

Renatto Moreira, CMO da Ticto / Foto: Divulgação
Renatto Moreira, CMO da Ticto / Foto: Divulgação

Manter o mesmo URL da página de vendas durante o checkout elimina qualquer potencial desconfiança e ajuda a manter o usuário engajado.

A ascensão da educação digital é inegável. Dados da Educa Insight revelam que, entre 2020 e 2021, o número de brasileiros que considerava fazer um curso à distância saltou de 40% para 78%. No entanto, uma pesquisa da State of Search Brasil aponta que 74% dos usuários desistem de finalizar uma compra por falta de confiança no site, enquanto 65% abandonam por falta de informações sobre o produto.

Falha de Confiança e Velocidade de Carregamento: A Dupla Problemática

Renatto Moreira, CMO da Ticto, identifica dois fatores significativos que contribuem para a desistência: falta de confiança e demora no carregamento da página de checkout. “Transparência é fundamental. Quando os usuários não se sentem seguros ao inserir informações de pagamento, é provável que abandonem o curso antes mesmo de começar”, destaca.

Estudos apontam que velocidade é um fator crucial. “Na Ticto, nosso checkout carrega em apenas 0,4 segundos, sendo o mais rápido do mercado. Um segundo a mais de carregamento em sites como a Amazon ou Magazine Luiza pode resultar em milhões perdidos”, ressalta o CMO da empresa.

O Caminho para a Transparência

Renatto destaca a importância de um checkout transparente. “Manter o mesmo URL da página de vendas durante o checkout elimina qualquer potencial desconfiança e ajuda a manter o usuário engajado”, explica.

A consistência visual também é crucial. “Nossa solução permite que qualquer produtor deixe todas as etapas da compra com os mesmos elementos visuais, mantendo uma identidade mais consistente”, declara Renatto.

Gatilhos Psicológicos e Sinais de Confiança

“A incorporação de elementos de prova social e de urgência em nosso processo de compra é uma abordagem comprovada para aumentar a conversão”, relata Renatto. “Isso pode incluir depoimentos de alunos satisfeitos, selos com prazo de garantia, imagens de resultados do produto, bem como elementos de urgência e escassez para incentivar a ação imediata”, adiciona.

Segundo Renatto Moreira, o abandono de cursos online é um desafio comum, mas com estratégias embasadas em dados e ciência, é possível aumentar as taxas de conversão e reduzir as desistências. “Isso não apenas beneficia as empresas, mas também proporciona uma melhor experiência aos alunos em busca de conhecimento e crescimento pessoal”, finaliza.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
MAPFRE participa da 15ª edição da Expo ABGR
Mauro Caetano,diretor de seguros gerais da MAPFRE; e Daniel Protasio, diretor comercial do Canal Corretores Globais e Negócios Públicos da MAPFRE / Foto: Divulgação

MAPFRE participa da 15ª edição da Expo ABGR

Maior congresso de Grandes Riscos do Brasil conta com patrocínio da MAPFRE, que

Próximo
Simetria Brasil está de casa nova no Triângulo Mineiro
Simetria Brasil está de casa nova no Triângulo Mineiro / Foto: Divulgação

Simetria Brasil está de casa nova no Triângulo Mineiro

Veja também