Maior festival de criatividade da América Latina acontece nos dias 11 e 12 de outubro e transforma a escola em um laboratório vivo de inovação, design e economia criativa
A ESPM, referência nacional em Marketing e Inovação para negócios, será o palco da 20ª edição do Festival Internacional de Criatividade Pixel Show, considerado o maior evento de criatividade da América Latina e o mais longevo do Brasil. Nos dias 11 e 12 de outubro, o campus da Vila Mariana se tornará um grande hub de experiências imersivas, palestras, exposições e workshops voltados à economia criativa.
A parceria marca um momento inédito na história do evento: pela primeira vez, uma instituição de ensino superior sedia e integra a programação oficial do Pixel Show, com uma série de oficinas ministradas por professores da ESPM, conectando o universo acadêmico à prática profissional.
A iniciativa de trazer o Pixel Show partiu do curso de Design, que foi responsável por viabilizar a vinda do evento para a ESPM. A criatividade e a inovação fazem parte do nosso DNA, e sediar o Pixel Show reforça essa vocação, abrindo as portas da escola para o público e promovendo a troca entre estudantes, profissionais e artistas de diferentes áreas”, destaca Carolina Bustos Raffainer, coordenadora do curso de Design da ESPM.
Entre as atividades que acontecerão na escola, estão 15 oficinas criativas que dialogam diretamente com temas como design, tecnologia, sustentabilidade, inteligência artificial e narrativas visuais.
Na programação, Paula Csillag, professora da ESPM, comanda a oficina “Compreensão da construção cromática usando aquarela”, voltada para o estudo das cores e das técnicas manuais. Já Ana Maldonado apresenta “BioExperimento – da inspiração ao projeto autoral”, explorando a biomimética e a criação de objetos inspirados na natureza.
O duo Antonio Rabàdan e Luisa Gionco participa com duas experiências distintas: “Produção de Moda ao Vivo”, que une styling e fotografia com peças de brechó, e “Design Natural — Estamparia com Folhas”, uma proposta de estamparia sustentável com materiais orgânicos.
Outros destaques incluem o “Prompt Lab: Escrita para UX e Conteúdo Digital”, ministrado por Charlley, com foco na aplicação de IA na criação de experiências digitais;e “Storytelling com Mapas Ilustrados”, de Vagner Godoi, sobre narrativas visuais.
A programação da ESPM também inclui o workshop “Os movimentos (mágicos!) da criatividade”, de Thiago Gringon, que une reflexão e entretenimento;; “Experimenta! – A criatividade como saber da experiência”, de Ana Estrada; e “IA na música”, conduzido por Neusa Santos, sobre o uso de inteligência artificial na composição musical.
Além dos workshops da ESPM, o Pixel Show 2025 contará com mais de 25 experiências abertas ao público, palestras com nomes internacionais como Liam Proniewicz (Territory Studio) e Luke Carson (WORKS), e profissionais brasileiros como Hanna Inaiáh e Gabriela Biló.
Para Allan Szacher, idealizador e curador do Pixel Show, “a parceria com a ESPM reforça o propósito do evento de aproximar o mercado criativo do ambiente acadêmico, estimulando novas conexões, saberes e experiências que vão inspirar as próximas gerações”.