Com estratégias certas na hora de cozinhar, é possível economizar todo mês com o gás
Pode parecer que não, mas quando inserimos algumas práticas, por mais simples que sejam na nossa rotina, a economia que elas geram para o nosso bolso pode ser percebida a longo prazo.
Dito isso, saiba como reduzir os gastos com o gás mensalmente na sua casa, desde o uso de panelas apropriadas para cozimentos prolongados até a separação dos ingredientes antes de levar para o fogão. Tais ações ajudam a poupar o GLP, ou popularmente, gás de cozinha, bem como estimulam a criar hábitos mais sustentáveis que serão rentáveis com o decorrer dos meses.
Sem desperdícios na cozinha: dicas práticas para economizar com o gás
Encontrar maneiras de economizar com o uso do gás mensal também faz parte da educação financeira, pois a cada reajuste o preço dele aumenta. Diante disso, adotar estratégias que gerem pequenas economias diárias é uma maneira inteligente de trazer grandes resultados nas despesas mensais da sua família, seja evitando o desperdício de alimentos, seja com o consumo de energia e a otimização do tempo.
Use panelas de pressão
Muito prática e altamente eficiente, as panelas de pressão facilitam o processo de cozimento de alimentos que demandam mais tempo de preparo, como feijão, carnes e ensopados. Essa é, com certeza, uma forma de economizar o gás e o seu dinheiro.
Tampas bem vedadas
Utilizar tampas nas panelas é uma estratégia eficaz para economizar gás no uso do fogão. Elas ajudam a reter o calor e o vapor, acelerando o processo de cozimento. Por isso, as panelas tampadas utilizam menos energia para manter a temperatura necessária.
Cozimento com fogo baixo
Usar fogo alto o tempo todo é um verdadeiro desperdício de gás. Portanto, assim que o alimento começar a ferver, reduza a chama para o mínimo necessário e mantenha o cozimento. Essa tática é válida especialmente para preparações que requerem longo tempo de cozimento, como sopas e caldos.
Pré-aquecimento do forno
Outra dica é não abrir constantemente o forno durante o cozimento, pois esse hábito faz com que a temperatura interna caia, aumentando o tempo de cozimento e o consumo de gás. Além disso, sempre pré-aqueça o fogo apenas pelo tempo necessário, normalmente entre 10 a 15 minutos.
Use panelas apropriadas
Escolher panelas de tamanho adequado ao queimador também é uma boa maneira de economizar gás no uso do fogão. Panelas pequenas em queimadores grandes desperdiçam calor e energia. Além disso, panelas de fundo grosso distribuem melhor o calor, reduzindo o tempo de cozimento.
Preparação antecipada
Sempre mantenha o espaço da sua cozinha organizado antes de iniciar o preparo das suas refeições, pois isso vai evitar que o fogão fique ligado, desperdiçando gás enquanto você pica e corta os alimentos. Portanto, deixe todos os legumes e os temperos separados previamente antes de levá-los ao fogo.
Aproveite o calor residual
Finalize o cozimento dos alimentos com o calor residual. Para isso, desligue o forno alguns minutos antes do tempo total. Essas são algumas práticas simples, mas que podem fazer diferença significativa no consumo de gás a longo prazo, como também no seu bolso.
Utilize aparelhos domésticos auxiliares
A panela elétrica, o micro-ondas, o fogão a lenha e a churrasqueira ajudam a economizar gás durante o mês quando é intercalado o uso deles no dia a dia culinário. Logo, os equipamentos de cozinha que tanto nos auxiliam agilizando o processo de preparo proporcionam muita praticidade e versatilidade na hora de cozinhar.
Portanto, colocar em prática essas pequenas dicas vai diariamente ajudar a otimizar o seu tempo cozinhando, assim como poupar o consumo de gás e energia sem comprometer a qualidade das suas refeições.