Estudo da Dasa ajuda a identificar o SQF, doença rara e grave que eleva o nível de triglicérides

Foto por: CDC/ Unsplash Images
Foto por: CDC/ Unsplash Images

Mutação é hereditária e precisa dos genes do pai e da mãe; casos são mais frequentes onde há casamentos consanguíneos

Pesquisa realizada pela área de análises clínicas da Dasa, líder em diagnósticos no Brasil, trouxe avanços importantes sobre a influência dos fatores genéticos nos triglicerídeos elevados. A principal linha do estudo foi a identificação de uma doença rara e grave, a Síndrome de Quilomecronomia familiar, ou SQF, que impede o corpo de decompor gorduras da dieta, resultando no acúmulo de quilomícrons e níveis extremamente elevados de triglicerídeos no sangue. A doença é causada pela deficiência da enzima lipoproteína lipase (LPL) ou de seus cofatores.

O SQF acomete uma pessoa a cada 3 milhões no mundo e é hereditária. A mutação é herdada do pai e de mãe conjuntamente. Dessa forma, para ter SQF a pessoa precisa ser pessoa homozigótica (ou homozigoto), que é um termo usado em genética para descrever um indivíduo que possui duas cópias idênticas de um determinado alelo (variante) para um gene específico.

O Estudo de Vida Real (RWE, na sigla em inglês) sobre o SQF foi encomendado à Dasa por uma grande companhia global fabricante de medicamentos de doenças raras e gerou uma publicação na prestigiada publicação Molecular Genetics and Metabolism Report, referência mundial na área. A identidade dos pacientes não foi revelada à empresa.

A mutação é herdada do pai e de mãe conjuntamente. Dessa forma, para ter SQF a pessoa precisa ser pessoa homozigótica (ou homozigoto), que é um termo usado em genética para descrever um indivíduo que possui duas cópias idênticas de um determinado alelo (variante) para um gene específico.

“Por isso, a SQF costuma ocorrer com mais frequência em regiões onde há mais casamentos consanguíneos, como no Nordeste do Brasil”, explica Maria Helane Gurgel Castelo diretora médica de Análises Clínicas da Dasa, que liderou a pesquisa. Médica endocrinologista, ela desenvolve pesquisas na Academia na área de dislipidemias (alterações no perfil lipídico).

A pesquisa foi realizada as amostras de 212 pacientes, com triglicerídeos acima de 880 mg/dL (miligramas por decilitro) apontados ao menos em 3 exames. São níveis extremamente altos e perigosos, associados a um risco elevado de pancreatite (inflamação do pâncreas) e problemas cardiovasculares, como doenças cardíacas e AVC. O teste, feito com a anuência dos médicos e dos pacientes, buscou as mutações principais relacionadas ao SQF, principalmente LPL .

Um caso com perfil homozigótico, ou seja, com SQF, foi identificado. “Parece um número pequeno, mas é significativo encontramos um caso é um universo de 212 exames. Certamente encontraríamos mais casos com um número maior de pacientes selecionados.

Entretanto, foram identificados 28 portadores com a mutação relacionadas a síndrome da quilomicronomia, com variante patogênico ou provavelmente patogênico, herdado do pai ou da mãe. “Não são homozigóticos, mas são portadores da síndrome “.

O estudo ainda apontou 87 casos VUS (Variante de Significado Incerto, na tradução em português), que é uma alteração no material genético (DNA) que, no momento da análise, não possui informações suficientes para determinar se ela é patogênica. “O paciente deve ser informado que foi encontrado um gene, mas que ainda catalogado em catalogado em nenhum banco de dados como relacionado à doença”, explica. Nos demais casos investigados, não foram encontradas alterações genéticas.

Maria Helene ressalta que, independentemente de fatores genéticos, o triglicérides alto é causado pela alimentação rica em carboidratos e gorduras saturadas – por exemplo, refrigerantes, açúcar, leite integral, queijos amarelos e carne vermelha- além da falta de exercícios. “Portanto, a mudança de hábitos é fundamental no tratamento”, diz.

O RWE encomendado à Dasa foi importante para investigar o universo de pacientes que possuem uma doença rara como o SQF e dar subsídios às políticas públicas de compra de remédios para o tratamento. “Os Estudos de Vida Real são uma área de grande importância estratégica para a Dasa”, finaliza a diretora.

Total
0
Shares
Anterior
Dente faz com que paciente volte a enxergar. Entenda o procedimento
man in white dress shirt holding black pen

Dente faz com que paciente volte a enxergar. Entenda o procedimento

A chamada cirurgia do dente no olho, um implante ocular feito com fragmentos

Próximo
PUCRS atualiza curso de Psicologia para formar profissionais preparados para os novos desafios da saúde mental 
a man holds his head while sitting on a sofa

PUCRS atualiza curso de Psicologia para formar profissionais preparados para os novos desafios da saúde mental 

Com mais de 70 anos de tradição, a graduação aposta em inovação, práticas

Veja também