Operação reforça o crescimento do agronegócio via mercado de capitais e envolve players estratégicos como Ace, Integral Investimentos, Integral Trust, Kinea e Oliveira Trust
A Eurochem, uma das maiores empresas globais de fertilizantes, concluiu com sucesso a estruturação do EUROCHEM FIAGRO FIDC, fundo que viabiliza o financiamento de atividades do agronegócio brasileiro via mercado de capitais e que permitirá a captação de até R$ 450 milhões.
A operação contou com a participação de importantes instituições do setor financeiro, consolidando uma estrutura robusta e especializada para dar suporte à expansão da cadeia produtiva agrícola no Brasil.
A estruturação e gestão do fundo ficaram a cargo da Integral Investimentos, responsável por liderar a modelagem da operação e pelo acompanhamento estratégico do portfólio. Já a Integral Trust contribuiu com soluções tecnológicas e com o papel de servicer da estrutura, garantindo controle, automação e segurança operacional do fluxo de recebíveis. A Kinea Investimentos atuou como investidor âncora da operação, reafirmando seu compromisso com ativos de renda fixa estruturada ligados ao agronegócio.
“Apoiarmos um dos principais players globais do mercado de fertilizantes como a Eurochem reforça nosso objetivo de oferecer soluções financeiras customizadas e saudáveis para o setor do agronegócio. Além disso, o Fiagro Fidc Eurochem é um exemplo do nosso compromisso em buscar resultados balanceando riscos e rentabilidade para nossos investidores”, afirma Felipe Greco, gestor dos Fiagros da Kinea.”
“Essa operação representa mais um passo relevante na consolidação do FIAGRO FIDC como ferramenta eficiente de financiamento para o agronegócio. Conseguimos estruturar uma solução sob medida para um player global como a Eurochem, conectando a força do campo à inteligência do mercado financeiro de forma segura, transparente e escalável”, comenta Cristiano Greve, head de estruturação da Integral Investimentos.
A formalização dos contratos e validação documental dos ativos do fundo, assegurando a regularidade jurídica da operação é responsabilidade da Ace, enquanto a Oliveira Trust assumiu os papéis de administrador e custodiante, garantindo transparência, governança e a adequada prestação de contas aos investidores.
O EUROCHEM FIAGRO FIDC é mais um exemplo do avanço do FIAGRO como instrumento eficaz de financiamento ao agronegócio, unindo a força produtiva do campo à sofisticação do mercado financeiro. A captação de R$ 450 milhões reforça o apetite dos investidores por ativos estruturados e o papel estratégico da securitização no desenvolvimento do setor agroindustrial brasileiro.