Europ Assistance Brasil

Europa: redução de gastos não diminui planos de viagens de verão, aponta relatório

Europa: redução de gastos não diminui planos de viagens de verão, aponta relatório / Foto: Sylwia Bartyzel / Unsplash
Foto: Sylwia Bartyzel / Unsplash

De acordo com o International Summer Vacation Confidence Index 2024 da Allianz Partners, mesmo com a preocupação com o orçamento, as intenções de viagem continuam altas no continente

Restrições financeiras são a principal preocupação dos turistas em toda a Europa neste verão, com mais da metade (55%) dos que não planejam viajar dizendo que ficarão em casa porque não podem pagar por férias. Apesar disso, as intenções de viagem continuam altas, com 83%. É o que mostra o último Allianz Partners International Summer Vacation Confidence Index,que também constatou uma divisão geográfica quando se trata da preocupação com os custos de viagem, com os países do oeste e do sul da Europa percebendo o dinheiro como a principal barreira para viajar: Itália (72%), Espanha e Reino Unido (ambos com 66%) e França (61%). Já os países da Europa Central expressaram níveis mais baixos de preocupação com dinheiro: Holanda (41%), Suíça (44%) e Áustria (47%).

O estudo, realizado pela OpinionWay para o Grupo Allianz Partners, entrevistou 9.497 pessoas na França, Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha, Holanda, Áustria, Suíça e Polônia.

A divisão geográfica também ficou evidente em termos de quanto os viajantes estão planejando gastar em viagens nesta temporada. A pesquisa verificou que em comparação com o verão de 2023, muitos turistas da Europa Ocidental e do Sul estão cautelosos, prevendo que gastarão menos dinheiro em viagens este ano. Já os viajantes espanhóis planejam reduzir seus orçamentos de viagem em 40%, de  1.715 para 1.019 euros, enquanto os franceses estão cortando de 1.884 para  1.677 euros. Por outro lado, o orçamento previsto pelos turistas na Áustria e na Suíça aumentou em 300 euros este ano. Enquanto os orçamentos de viagem também estão aumentando em pouco menos de 200 euros para os residentes na Holanda, Alemanha e Polônia.

Outras descobertas importantes incluem: 

  • A maioria dos europeus está planejando sair de férias neste verão: apesar das restrições financeiras, 83% dos entrevistados estão planejando viajar entre junho e setembro. 55% desses planos de viagem estão concentrados no país de origem dos entrevistados e 45% planejam uma viagem ao exterior.
  • O impacto no meio ambiente é uma consideração importante para os viajantes: apesar das pressões orçamentárias, mais da metade (54%) dos viajantes está disposta a gastar mais em acomodações e opções de transporte que ajudem a reduzir suas pegadas de carbono, com esse número subindo para 60% na Espanha e na Itália.
  • Eventos climáticos extremos, agitação geopolítica e risco de ameaças cibernéticas estão entre as principais preocupações: mais da metade dos viajantes europeus (51%) está preocupada com eventos climáticos extremos, como inundações, ondas de calor, escassez de água e tempestades, além de expressar preocupação com a situação geopolítica global (46%) e com o risco para sua segurança (45%).
  • O seguro viagem continua sendo fundamental para os viajantes que buscam tranquilidade: 59% dos viajantes já adquiriram ou pretendem adquirir um seguro  viagem para suas férias de verão, considerando-o uma forma de ter férias mais tranquilas. Aproximadamente metade dos viajantes na França (49%), Alemanha (53%) e Espanha (55%) já comprou ou pretende comprar um seguro viagem.
  • A IA está se tornando uma valiosa ferramenta de planejamento de viagens: quase três em cada 10 europeus (29%) planejam usar a Inteligência Artificial para ajudar no planejamento das férias de verão, principalmente na Espanha e na Itália (ambos com 36%). Enquanto isso, embora os holandeses e os franceses tenham apresentado níveis mais baixos de intenção, 25% e 24% dos viajantes holandeses e franceses, respectivamente, ainda planejam usar a IA para decidir sobre seus planos de férias.
  • Os europeus estão buscando novas experiências: independentemente de seu destino de viagem, a principal expectativa da maioria dos europeus em férias é vivenciar algo novo e diferente (75%). Esse sentimento é ainda mais forte entre os viajantes britânicos (79%), espanhóis (80%) e poloneses (83%).

Comentando sobre a pesquisa, Joe Mason, Diretor Global de Gestão de Produtos e Inovação da Allianz Partners, disse: “O alto custo de vida ainda pode estar em primeiro plano no verão de 2024, mas as intenções de viagem estão altas mais uma vez – continuando a tendência pós-pandemia. Está claro que a tradicional temporada de férias continua sendo um momento importante para tirar um tempo para experimentar coisas novas. O desejo de viajar é extremamente forte em toda a Europa, mas nossos dados mostram que os viajantes estão tendo que apertar o cinto para realizar suas férias de verão neste ano”.

“Algumas novas tendências de viagens interessantes e inovadoras também estão começando a surgir, muitas das quais foram exploradas no recente evento Global Travel Summit da Allianz Partners, que se concentrou em reimaginar as viagens. O turismo comunitário, as inovações na assistência médica e as viagens de aventura são tendências que estão estimulando o setor de viagens. Com o investimento e o apoio certos, essas iniciativas podem dar vida às viagens de forma duradoura, tanto para os viajantes quanto para as comunidades que eles visitam”.

“Enquanto isso, a preocupação com as mudanças climáticas, a segurança pessoal e a proteção estão levando a uma abordagem mais consciente por parte dos viajantes. Se isso significa gastar um pouco mais para reduzir sua pegada de carbono, é algo que muitos estão dispostos a fazer. Esse gasto consciente também é evidente no aumento da demanda por seguro de viagem. A consciência da imprevisibilidade da vida – e a noção de ‘tensão de viagem’ – aumentou desde a pandemia e, como consequência, o seguro de viagem está sendo cada vez mais considerado pelos viajantes”.

Divulgação
Divulgação

Os infográficos do International Vacation Confidence Index podem ser encontrados aqui 

Total
0
Shares
Anterior
Unimed lança campanha nacional: “Onde tem Unimed, tem presença que transforma”
Unimed lança campanha nacional: “Onde tem Unimed, tem presença que transforma” / Reprodução

Unimed lança campanha nacional: “Onde tem Unimed, tem presença que transforma”

Criada pela DPZ, ação reforça a liderança da marca e seu impacto transformador

Próximo
RecargaPay automatiza pagamento de imposto DAS para clientes microempreendedores
Estudo aponta que aumento das taxas de juros, desemprego e inflação são as principais preocupações dos brasileiros nos próximos meses / Foto: Drazen Zigic / Freepik

RecargaPay automatiza pagamento de imposto DAS para clientes microempreendedores

Com lançamento, MEIs podem agendar o imposto obrigatório antes do dia 20 de cada

Veja também