Thiago Tristão, vice-presidente de Riscos Corporativos da MDS Brasil, analisa panorama para os seguros em 2023 e reforça importância da mitigação de riscos
Thiago Tristão, vice-presidente de Riscos Corporativos da MDS Brasil, reforçou algumas preocupações do setor de seguros em análise divulgada pela Brokerslink na última semana.
O executivo já havia ressaltado os desafios para o resseguro com o período pós-pandêmico, fortemente afetado pela inflação e pelos impactos do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. “Embora os mercados de (res)seguros continuem a ser afetados pela pandemia, a economia global começou gradualmente a regressar à normalidade. No entanto, outros desafios surgiram nos últimos 12 meses, como desastres naturais cada vez mais graves”, ponderou.
Tristão ainda enfatizou a escalada das perdas por desastres naturais, como o furacão Ian, responsável por metade das perdas seguradas em todo o mundo no ano passado, conforme destacou um estudo da Munich Re. “Além dos desastres naturais, cada vez mais extremos, frequentes e caros, há motivos para o setor ficar apreensivo com eventos de médio porte, como incêndios, temporais, enchentes ou granizo”, acrescentou ao mencionar o pagamento de R$ 7,7 bilhões em indenizações aos produtores rurais registradas no primeiro semestre de 2022 com a quebra de safra por problemas climáticos. O valor foi 353% superior ao registrado no mesmo período de 2021.
O executivo mencionou, ainda, o empenho técnico do time da MDS Brasil para lidar com a pressão por aumento de tarifas e franquias com o cenário macroeconômico apresentado. “Isso tornou necessário que a equipe da MDS Brasil aplicasse todo o seu conhecimento técnico e ferramentas para apoiar os clientes – muitos dos quais estão enfrentando prêmios mais altos ao mesmo tempo em que lutam contra pressões econômicas mais amplas e uma redução em demanda”, citou.
Thiago Tristão também demonstrou o protagonismo dos corretores de seguros para auxiliar em uma melhor compreensão dos riscos por parte dos segurados. “Esse é um processo que pode ajudar a reduzir ao mínimo os aumentos de prêmios. Os corretores têm um papel fundamental para ajudar os clientes a identificar e avaliar suas próprias fragilidades e elaborar planos de ação para mitigar esses riscos”, avaliou.